Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Comissão Brasileira de Pesquisa...

Comissão Brasileira de Pesquisa com Aveia vai testar linhagens desenvolvidas pela Epagri

A Comissão Brasileira de Pesquisa com Aveia vai testar três linhagens da planta desenvolvidas pela Epagri.

Para ser registrado como um novo cultivar, cada nova linhagem precisa ser testada no mínimo por dois anos e em pelo menos três locais diferentes. Os materiais propostos pela Epagri serão avaliados em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir de 2024.

As três linhagens disponibilizadas para avaliação já foram testadas em campo por três anos, alcançando produtividades superiores aos similares disponíveis no mercado.

Com isso, a Epagri tornou-se membro da Comissão, que reúne todas as instituições de ensino, pesquisa e extensão, cooperativas, produtores de sementes, entidades governamentais, privadas e industriais, ligadas ao desenvolvimento da cultura da aveia no Brasil.

De acordo com o pesquisador do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, Felipe Jochims, a Epagri tem entre suas prioridades programas internos de melhoramento de forrageiras, usadas na produção de gado à base de pasto.

A Epagri possui, ainda, outras oito linhagens de aveia com potencial para serem avaliadas pela Comissão nos próximos anos.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support