Começou a campanha de vacinação contra gripe na ADR Videira

O pequeno Kenedy Samuel, de apenas seis meses, foi um dos que aproveitou o primeiro dia da campanha de vacinação contra gripe, para se imunizar. A mãe, Carina Soares de Lima, fez questão de comparecer ao posto de saúde, para proteger o filho, e, garante que os benefícios são muitos. “Aproveitamos esse primeiro dia da campanha para já se proteger contra esse vírus perigoso que assusta nosso estado. Agora fico mais tranqüila porque sei que ele está protegido”, afirmou.
A vacinação do Kenedy foi acompanhada nos postos de Pinheiro Preto pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira, Dorival Carlos Borga, e da gerente de saúde Fabiana de Fátima Moraes e da secretaria municipal de saúde Ivanisse Pilatti.
“Parabenizamos o prefeito Euzébio Vieceli, a secretária Ivanise e todos os funcionários que integram essa equipe pelo brilhante trabalho. Somente no primeiro dia da campanha mais de 100 pessoas foram imunizadas”, afirmou o secretário executivo.
Além de Kenedy, de seis meses, ainda integram o público alvo da campanha de vacinação contra a gripe: indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Na regional de saúde da 9ª ADR, que compreende 18 municípios, a meta é imunizar 70 mil pessoas. No município de Pinheiro Preto são 833 pessoas e a procura está sendo acentuada. “Nesse primeiro dia da campanha, mesmo com chuva, registramos um volume expressivo, o que nos tranqüiliza quanto a meta ser atendida. Nossa equipe está programando horários especiais para que todo o público seja atendido”, afirmou a secretária de saúde.
Na 9ªADR a meta é imunizar 17.908 crianças de seis meses a cinco anos incompletos; 3129 gestantes; 514 puérperas; 26.430 idosos;16.568 pessoas com comorbidades; 4.058 trabalhadores da saúde; 1947 pessoas privadas de liberadade; 237 funcionários do sistema prisional e 18 jovens sob medidas socioeducativas. Já em Santa Catarina a meta é distribuir 1.759.000 doses da vacina, em 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas para imunizar a população.
Para atender a meta, o Estado de Santa Catarina antecipou para o dia 25 de abril o início da campanha e o dia 30, o dia d. A previsão é que a campanha encerre no dia 20 de maio. As vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal, e o Estado de Santa Catarina é responsável pela distribuição e o acompanhamento as metas atendidas.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira