Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Começam os estaqueamentos das...

Começam os estaqueamentos das cabeceiras da ponte sobre o rio Congonhas

construcao cabeceiras ponte de congonhas 20161116 1715496799

O cronograma estabelecido pela empresa Engeton Construção Civil LTDA, para a construção das cabeceiras da ponte sobre o Rio Congonhas, na divisa de Tubarão e Jaguaruna, seguem como o esperado. Passado um mês da entrega da ordem de serviço o trabalho de estaqueamento já está sendo feito pelo lado de Tubarão.

“Nós montamos o canteiro de obras, preparamos todo o local e de imediato iniciamos a montagem de ferragem de blocos em Criciúma, um processo que seria impossível de fazer no local da obra. Agora vamos trazer pronto, o que vai agilizar o processo. Até o fim da semana que vem devemos encerrar o serviço de estaqueamento em Tubarão e vamos para o lado de Jaguaruna”, explica o supervisor da obra, Alessandro Peres de Matos.

Ao todo são 34 estacas em ambos os lados que serão cravadas no chão, cada uma com 24 meros de profundidade. Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, Nilton de Campos, o trabalho está sendo executado como se esperava e em breve todos poderão usufruir da ponte. “Sabemos que muitos entraves apareceram pelo caminho, mas o que passou é passado, agora estamos com a obra da cabeceira em execução e dentro do cronograma. Em breve todos vamos poder usar a ponte como passagem”, afirma.

A Ponte

A obra das cabeceiras da ponte foram orçadas em R$ 1.898.001,91 (Um milhão, oitocentos e noventa e oito mil, um real e noventa e um centavos), a empresa Engeton tem o prazo de 120 dias para concluir a obra. A ponte que fica localizada no bairro Congonhas, faz divisa com o município de Jaguaruna e foi demolida pelas prefeituras em Janeiro de 2014. Sem solução para resolver o problema da passagem dos veículos, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade da construção da ponte, sendo acordado na época, que as prefeituras iriam construir as cabeceiras. Em 19 de março de 2014 houve a descentralização dos recursos e a licitação. Em junho do mesmo ano foi entregue a ordem de serviço.

No fim da obra, em agosto de 2015, as prefeituras não tendo recursos para construir as cabeceiras, tentaram resolver mas a construção das cabeceiras por parte das prefeituras foi suspensa pela ADR de Tubarão. O Governo do Estado verificou então, que houve um erro no projeto, e não havia o complemento das cabeceiras. Mas uma vez o Governo assumiu a responsabilidade que era das prefeituras e em fevereiro deste ano o projeto complementar ficou pronto.

 

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail:imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 8843-1702 / WhatsApp 8833-1471

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support