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Começam as obras de pavimentação entre Grão Pará e a Serra do Corvo Branco

Serra e Litoral vão estar ligados, em no máximo dois anos, por uma das mais belas estradas de Santa Catarina. O governador Raimundo Colombo entregou na manhã desta segunda-feira, 17, em Grão Pará, a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação da SC-370, que dá acesso à Serra do Corvo Branco. O trecho tem 23,5 quilômetros e vai de Grão Pará até o pé da Serra, em direção a Urubici. O investimento, por meio do Pacto por Santa Catarina, é de quase R$ 40 milhões. No mesmo ato, foram entregues as ordens de serviço para a supervisão das obras e a construção de três pontes no mesmo trecho: uma sobre o Rio Pequeno, uma sobre o Rio Capivaras e outra sobre o córrego Forcadinha Capivaras.

De acordo com o governador Raimundo Colombo, é uma obra de referência em Santa Catarina e também um desafio para a engenharia, já que a estrada é sinuosa com grandes montanhas e paredões de pedras. Segundo ele, com a infraestrutura adequada, a Serra do Corvo Branco tem tudo pra se tornar um ponto turístico reconhecido no mundo todo, pela beleza natural. Hoje, o local já atrai turistas de várias partes do país. “Além disso, vamos potencializar atividades econômicas, como a criação de suínos, por exemplo, que vão integrar e desenvolver as duas regiões. É uma obra emblemática e outra grande conquista para Santa Catarina”, afirmou Colombo.

O agricultor Onésio Pickler, morador de Grão Pará, confirma que a pavimentação da estrada representa uma nova fase na vida de quem trabalha com a produção agrícola na região. Ele lembra de quando ajudava o pai, na criação de suínos. Enfrentar os desafios pela estrada de terra, segundo ele, não era tarefa fácil. A principal fonte de renda da família vinha da maratona de idas e vindas pela Serra do Corvo Branco. Eles compravam suínos no alto da Serra e desciam para fazer a engorda e a venda dos animais, na região Sul do Estado. Por causa das dificuldades da estrada, o transporte era caro e, às vezes, exigia o sacrifício de percorrer o trajeto em carro de boi, quando o veículo estragava no meio do caminho. “Com o asfalto fica tudo mais rápido e menos complicado. Não tenho dúvida que esta obra vai trazer progresso para as duas regiões”, prevê o agricultor.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, as obras estão divididas em três lotes. A pavimentação do trecho entre Grão Pará e a Serra do Corvo Branco é a segunda etapa. A primeira etapa, com 20,6 quilômetros da Rodovia SC-470, entre a área urbana do município de Urubici e a Serra do Corvo Branco, foi inaugurada em março de 2012. Além da pista, foram realizadas obras de infraestrutura e acabamentos. O investimento foi da ordem de R$ 50 milhões. Foram colocadas barras de proteção em vários pontos e construídas calçadas e lixeiras comunitárias ao longo do trecho. Toda a rede elétrica foi substituída na extensão da rodovia.

A terceira etapa está em fase de licitação e prevê a pavimentação de outro trecho, com 9,3 quilômetros, que vai da subida da Serra do Corvo Branco até a junção com o trecho já pavimentado em Urubici. Essa nova obra terá o custo de R$ 29,7 milhões e a licitação deve ser concluída ainda neste ano.

Logo após a autorização do governador para o início das obras, o trabalho começou imediatamente. Ao longo do trecho, técnicos da empresa responsável pela pavimentação já realizavam as primeiras medições de topografia. Famílias que moram às margens da rodovia SC-370 também puderam acompanhar a chegada das carretas com o maquinário que será utilizado nos serviços iniciais. 

Obras na SC-370 começaram nesta segunda-feira. Crédito: Antônio Carlos Mafalda / Secom. Veja mais imagens aqui

O começo em 1959
O primeiro caminho pelos paredões da Serra do Corvo Branco foi aberto por Pedro Fedolin Kuhnen, quando tinha 39 anos. Ele levava junto outros agricultores da região, que, munidos de facão e picareta começaram a abrir a estrada, mais tarde usada como traçado para a rodovia SC-439. Os agricultores eram pagos com comida e tinham o nome e o dia em que ajudaram na construção anotados em um caderno. Pedro Kuhnen faleceu em 2003, com 82 anos.“Essa obra também é um reconhecimento ao trabalho dessas pessoas, que deixaram este exemplo de determinação e esperança no futuro”, disse o governador Raimundo Colombo.

Mais informações
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