Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Começam as aulas do...

Começam as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral na EEB Orlando Bertolli


Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Começaram nesta segunda-feira, 19, na EEB Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, as aulas do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (Emiti). A escola é uma das 17 em Santa Catarina que iniciam o programa em 2018. Ao todo 57 estudantes se matricularam na nova modalidade de ensino ofertada na região e foram recebidos com um evento de boas vindas e atividades focadas na integração.

Milena Ferreira de Souza de 15 anos conta que gostou do primeiro dia e revelou o que espera das aulas daqui para frente. “Estou achando bem legal, principalmente a interação com a outra turma porque antes a gente era bastante limitado e espero que possamos aprender a ter mais essa convivência porque no futuro vai ser bom pra gente. Acredito que as aulas vão ser bem dinâmicas e divertidas.”

O estudante Gabriel Chagas, também de 15 anos, conta que até o ano passado nunca tinha ouvido falar do Ensino Médio Integral em Tempo Integral, mas gostou da novidade. “É uma coisa renovada e achei bem legal, pois me enturmei com pessoas que eu não conhecia e participei de atividades bem diferentes, então ainda espero bastante mudanças nos meus estudos”, afirmou.

A diretora da EEB Orlando Bertolli, Jucimeri Beppler, ressalta que a expectativa com a nova modalidade é a melhor possível. “Esta é uma fase de adaptação, mas os professores estão preparados, os alunos estão participando das atividades e acreditamos que essa modalidade terá um futuro de sucesso porque prepara um cidadão realmente crítico”, opina.

joomplu:34960

Saiba mais sobre o Emiti

O gerente de Educação da ADR de Ibirama, Nilo Poffo, que visitou a EEB Orlando Bertolli nesta segunda-feira e falou com os alunos, explica que o conceito de integral vai além da permanência dos estudantes por mais tempo na escola e foca no desenvolvimento da pessoa como um todo. “Os alunos vão trabalhar o seu papel na sociedade, a escolha da profissão e diversas outras questões”, comenta.

Os alunos ficam na unidade das 7h30 às 17h de segunda a quarta, na quinta-feira das 7h às 12, porque a tarde acontece o planejamento coletivo dos professores, e na sexta-feira novamente das 7h30 às 17h. De forma integrada à aprendizagem dos conteúdos de português, matemática, história, entre outros, o Emiti visa incentivar os jovens a desenvolverem competências altamente valorizadas no mundo atual, como resolução de problemas, responsabilidade, comunicação, abertura para o novo e criatividade.

Para isso, as aulas e projetos partem de questões e desafios do mundo real, estimulam a criação, a participação ativa e a colaboração, e levam o estudante a vivenciar e colocar em prática as habilidades. No Projeto de Vida, um dos componentes da proposta, os jovens têm a oportunidade de pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: 
imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support