Começam as atividades do Laboratório de Inovação em Segurança Pública
O Laboratório de Inovação em Segurança Pública – HUBSSP/SC – começou na última semana o ciclo de palestras que aborda as principais temáticas relacionadas à Inovação no Serviço Público. O objetivo principal dos encontros é contextualizar a servidores e convidados, as conhecidas “Tags da Inovação”, que podem ser definidas como temas, metodologias, procedimentos e abordagens, as quais influenciam diretamente na gestão e, consequentemente, na relação entre governo e sociedade.
A primeira palestra teve como tema “Internet de suas coisas e de todas as outras” e foi ministrada pelo coronel Luís Haroldo de Mattos, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da SSP e também Instrutor Certificado da CISCO System, uma das precursoras mundial da Internet das Coisas, que também é conhecida pela abreviação em inglês IoT (Internet of Things).
No último dia 6 de dezembro, a convidada a palestrar foi a Pós-Doutora em Design e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, Profª Clarissa Stefani Teixeira, com o tema “Ambientes de Criatividade e Inovação em Governo: Chegaram para ficar?”. A palestra abordou aspectos envolvendo iniciativas governamentais e iniciativas privadas na corrida pela inovação, alavancada por um público cada vez mais exigente, que a cada dia faz questão de receber suas demandas através do mundo digital. Prova disso são desenhos realizados por crianças de 6 anos que indicam o estrondo que essa geração vai proporcionar.
Na sua explanação fez o convite para a SSP participar das ações e estudos que envolvem o tema “cidades inteligentes”, pois considera a segurança um pilar fundamental para que as cidades sejam realmente usufruídas por todos de maneira colaborativa. Foi ainda falado do Livro “As lições de Bogotá & Medelin – Do Caos à referência mundial”, exemplificando como a sociedade em conjunto com governo, iniciativa privada e universidades podem colaborar para criar valor ao cidadão.
Participaram das palestras diretores, gerentes, servidores e terceirizados que atuam nas mais diversas áreas da secretaria, incluindo servidores das instituições vinculadas, e servidores do Ministério Público e Correios. Além dos diversos seguidores do Lab nas redes sociais, acompanhando os eventos que foram transmitidos ao vivo.
{article João Carlos Mendonça Santos – SSP}[text]{/article}