Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Começa, nesta sexta, a...

Começa, nesta sexta, a maior festa alemã da região sul de Santa Catarina

A 21ª Festa do Produto Colonial de São Martinho ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro e é uma forma de celebrar os antigos costumes alemães no Sul do estado. A Festa do Produto Colonial surgiu em 1993, para promover a integração entre as comunidades, bem como a divulgação da cidade e dos produtos feitos pelos agricultores que vivem no município.

Integrando pela 1ª vez no Circuito de Festas de Outubro, o evento terá desfiles, apresentações folclóricas, campeonatos típicos, gastronomia, música e muito chope. “É uma grande festa que preserva as tradições de centenas de famílias que colonizaram São Martinho, e o nosso papel é colaborar com a manutenção da história desse povo”, destaca o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

Confira alguns destaques da programação:

Sexta-feira, 25 (Pavilhão do Produto Colonial)
19h30 – Abertura da Feira do Produto Colonial e Pavilhão Gastronômico;
20h – Sangria do primeiro barril de chope;
21h – Banda Germânica;
23h – Banda Cavalinho;

Sábado, 26 (Pavilhão do Produto Colonial)
10h – Banda Germânica
12h – Almoço típico alemão
14h – Banda do Caneco
17h – Murilo & Gustavo
19h – Musical Magia
23h – Baile com Society Band e Os Sócios (Salão Beira Rio)

Domingo, 27 (Pavilhão do Produto Colonial)
12h – Banda Germânica
15h – As Fridas
18h – Os Sócios
20h – Society Band
23h – Encerramento

Sobre a cidade
A colonização do município de São Martinho começou em 1865 com a vinda de imigrantes alemães para a região. No início, a colônia recebeu o nome de Praia Redonda, por ter uma praia com formato arredondado, mas no ano de 1962, quando aconteceu a emancipação, a cidade passou a se chamar São Martinho – em homenagem ao padroeiro de várias comunidades alemães.

São Martinho ainda possui características de colônia germânica nos dias atuais. A população ainda conserva casas em estilo enxaimel – moradias que revelam uma estrutura de madeira preenchida com tijolos e telhados bastante inclinados. A cidade é considerada pela Embratur como uma das capitais nacionais do Turismo Rural.

>>> Ouça o boletim da rádio e faça o download

Informações adicionais para a imprensa
Raquel Santi 
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL
E-mail: raquelsanti@sol.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-7436 / 98843-2061
Site: www.sol.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support