Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Começa implantação da rede...

Começa implantação da rede de esgotamento em Rio do Sul

A principal obra de saneamento básico em Rio do Sul começa nesta segunda-feira, 18, quando a Itajuí, vencedora da licitação, inicia a construção da rede de esgoto de 58% das residências da Capital do Alto Vale do Itajaí. O trabalho começa na rua Leopoldo Ledra, no bairro Santana, e estenderá, em duas semanas, 3.902 metros de tubulação em 11 ruas.

Em três anos serão implantados 150.000 metros de rede coletora e 6.000 metros de emissários terrestres, 14 estações elevatórias e 11.500 ligações domiciliares. A primeira etapa da Estação de Tratamento de Esgoto, tratará 135 litros por segundo. Os investimentos são de R$ 60,6 milhões do Governo do Estado, conveniado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal. A Casan dará uma contrapartida de 5% do valor da obra.

O prefeito rio-sulense Garibaldi Ayroso salienta que esta é uma das principais obras para o desenvolvimento, para a saúde e de cuidado com o meio ambiente de Rio do Sul. “Significa um avanço imenso para a cidade, que terá um encaminhamento correto do esgoto em grande escala”.

O engenheiro da Itajuí, Henrique Carvalho, diz que as escavações serão nas calçadas, reduzindo prejuízos na pavimentação, e que os danos serão consertados em até 15 dias úteis. “Temos que manter a condição de trânsito e  trabalharemos para que o mínimo de transtornos sejam causados”, ressaltou. Nos primeiros dias de atividade, a Itajuí atuará com 25 operários, mas nos próximos três anos, a equipe chegará a ter 150 pessoas em frentes simultâneas de trabalho. Já há um programa de visitação aos moradores, explicando o cronograma de obras para que não sejam pegos de surpresa.

Conforme afirma o secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, com a rede coletora e tratamento de esgoto, o municipio sede da SDR de Rio do Sul se tornará o 3º no Estado em cobertura de saneamento básico, o que deverá ampliar os índices de qualidade de vida e longevidade, que já é dos maiores do país, de 0,894.

{article Homero Buzzi – SDR Rio do Sul – Assinatura}{text} {readmore}{/article}

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support