Portal de Noticias

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Energia
  6. /
  7. Começa a Semana Nacional...

Começa a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica

De 12 a18 de agosto, a Celesc Distribuição participa da VIII Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. A Semana é promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e, neste ano, conta com a adesão de 50 concessionárias de todo o Brasil.

Por meio do slogan “Segurança – Escolha a Vida”, os principais motivos de acidentes foram selecionados como temas da campanha: desatenção com a segurança em obras civis (construção ou manutenção); desobediência às normas técnicas na instalação de antenas; furto de energia (“gatos”); brincadeiras com pipas e podas de árvores nas proximidades da rede.

O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, descreve a campanha como “uma verdadeira força-tarefa das distribuidoras”. Para Siewert, a preocupação com segurança deve ser uma constante, destacando que é papel das empresas alertarem sobre riscos de acidente com a rede elétrica, para que as pessoas possam desfrutar dos benefícios da energia de forma adequada. “Nosso maior patrimônio é a vida”, finaliza.  

Na área de concessão da Celesc Distribuição, serão realizadas diversas atividades: palestras em escolas, veiculação de spots de rádio, visitas a canteiros de obras e a trabalhadores da área rural, tendo como apoio cartilhas e cartazes. Esse material impresso também será disponibilizado para o público em geral nas lojas de atendimento e distribuído pelos eletricistas da Celesc nas operações de atendimento comercial. As ações serão multiplicadas pelas 16 Agências Regionais da Celesc Distribuição.

Mortes com a rede elétrica no Brasil Estudos da Abradee e da Fundação Coge mostram que acidentes com a rede elétrica causaram a morte de 347 pessoas, em todo o Brasil, no último ano.  A maior parte envolve a população em geral, com registro de 293 mortes. As outras 54 vítimas são trabalhadores que executam serviços na rede elétrica. Entre as causas de acidente, o setor de construção civil lidera o ranking com 84 mortes, seguido por ligação elétrica clandestina, com 35 vítimas, cabo energizado no solo, com 31, e manuseio de antena de TV, com 22 casos.

Escolha a vida – principais dicas:

– Ao construir ou reformar, fique longe e tenha cuidado com a rede elétrica;

– Furtar energia é crime e coloca em risco a sua vida e a de muitas pessoas;

– Ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica;

– Não tente tirar pipas dos fios. Brinque sempre longe da rede elétrica;

– Nunca faça poda de árvores. Sempre entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço;

– Mantenha distância da rede elétrica ao usar máquinas agrícolas.

Informações adicionais

Ana Carolina Dall’Agnol

Assessoria de Comunicação Celesc

anacda@celesc.com.br

48.3231-6228

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support