Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Portos, Aeroportos e Ferrovias
  4. /
  5. Com voos emergenciais, aeroportos...

Com voos emergenciais, aeroportos registram aumento na movimentação de passageiros

Foto: Aeroporto de Jaguaruna/Divulgação SPAF

Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, alguns aeroportos catarinenses ficaram disponíveis como opções para atender a malha emergencial proposta pelas empresas aéreas. Com isso houve um aumento no movimento de passageiros durante as duas primeiras semanas do mês de maio. O Aeroporto de Jaguaruna teve um acréscimo de 43,4%, em relação ao mesmo período do mês anterior. No Aeroporto de Florianópolis o aumento foi de 17%, em relação ao movimento projetado pela concessionária.

Entre os dias 6 e 14 de maio, no Aeroporto de Jaguaruna, a Azul operou com uma aeronave A320, com capacidade para 174 passageiros. O avião usado regularmente é um ATR72-600, com capacidade para 70 passageiros. Já a Latam teve seis voos extras, também com aeronave A320, e tem a previsão de receber mais voos extras até o dia 30 de maio.

Em Florianópolis, a Latam e a Azul anunciaram a operação de 44 voos extras por semana até o dia 31 de maio. A Gol iniciou em 14 de maio a oferta de dois voos extras diários para a capital catarinense, um a partir de Congonhas e outro a partir do Galeão. Serão mais de 30 voos extras, também até 30 de maio.

“Os aeroportos de Santa Catarina estão desde o início dessa crise à disposição para ajudar tanto passageiros que precisam se deslocar, quanto auxiliar na logística de transporte de donativos”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Avião solidário

Em Florianópolis o programa Avião Solidário da Latam também já realizou o transporte gratuito de ajuda humanitária para a população impactada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Foram 10 toneladas de doações, incluindo três toneladas de cestas básicas e 10 mil unidades de cobertores, que foram arrecadadas pelo Movimento União BR e enviadas de São Paulo a Florianópolis nos compartimentos inferiores de cargas das aeronaves.

Na comparação com um transporte rodoviário, a operação aérea diminuiu em quase 10 horas o tempo de deslocamento das doações entre as duas cidades. Em seguida, a ajuda humanitária seguiu para Porto Alegre via terrestre para ser distribuída pelo Movimento União BR às regiões mais prejudicadas.

A ação é uma parceria da empresa aérea com o governo de Santa Catarina, via secretarias de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e Proteção e Defesa Civil, e os Aeroportos de Florianópolis e Jaguaruna.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support