Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Com um show de...

Com um show de emoção e de superação, Parajasc são abertos nesta terça-feira, em São Miguel do Oeste

parajasc 2016 20160524 1220313992

Foi aberta oficialmente, na noite desta terça-feira, 24, a12ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste. Os paratletas, autoridades, dirigentes e organizadores participaram do evento que foi realizado na Praça Walnir Bottaro Daniel e contou com um show de emoção e de superação com a entrada de bandeiras e a condução e acendimento do fogo simbólico.

O evento reúne 1.650 atletas de 46 municípios. As competições se iniciam a partir desta quarta-feira, 24, e seguem até domingo, 29. Estão na grade o atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, goalball, handebol em cadeira de rodas, natação, xadrez, basquete para cadeirantes e para deficientes intelectuais, bocha paralímpica, bocha rafa vollo.

O presidente da Fesporte, Milton Cunha, lembrou o orgulho dos Parajasc para Santa Catarina. “Somos referência para o país e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por realizarmos o 2º maior evento paradesporto do mundo. Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem um evento tão completo do gênero”, declara.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Simone Cristina Vieira Machado, representou o Governo do Estado no evento e mencionou o investimento e apoio em eventos esportivos. Foram aplicados R$ 100 mil para a organização do evento, repassados por meio de convênio com a prefeitura.

O prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, agradeceu a todos por confiarem na cidade para a sede do evento pela terceira vez. “Recebemos a todos com muita alegria. O que acompanhamos nesses dias de jogos nos faz refletir o quanto vale pena a nossa superação”, afirma.

parajasc 2016  20160524 1845577368Um dos momentos marcantes da noite foi o acendimento do fogo simbólico. A condução da tocha foi introduzida por uma apresentação na qual um dançarino representou as modalidades dos jogos em câmera lenta. O fogo foi conduzido pelos paratletas da Escola Especial Caminho Alternativo de São Miguel do Oeste Anelize Klein, portadora de síndrome de down e que participa dos Parajasc há vários anos, sendo medalhista de prata no lançamento de dardo; e Michel Platini Dilly, com diagnóstico de paralisia cerebral, é campeão de lançamento de dardo e prata nos 800 metros; e Jair de Oliveira da Silva, cadeirante com deficiência múltipla, atleta campeão da bocha paralímpica. O juramento foi feito pelos atletas Volnei Chaves de Mello e Tatiane Ramos Spohr.

{article Gisele Vizzotto – ADR Sao Miguel do Oeste}{text}{/article}