Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Com recursos estaduais, Rio...

Com recursos estaduais, Rio das Antas recebe veículo para a Assistência Social

Com recursos do Governo do Estado, a Secretaria de Assistência Social de Rio das Antas, no Planalto Norte, recebeu um veículo para auxiliar os gestores municipais nas demandas e atividades da pasta. O carro será utilizado nas visitas do Cadastro Único e análises de denúncias recebidas.

O valor do carro, de pouco mais de R$ 80 mil, foi proveniente de portaria da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF 229/2022), e permite ampliar os serviços oferecidos pela Política de Assistência Social.

A Política Nacional de Assistência Social visa o enfrentamento das desigualdades socioterritoriais com o foco na garantia dos direitos sociais de todos. A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) tem o papel de articular esforços e recursos das três esferas para a execução da Política de Assistência Social nos municípios. Além de mobilizar recursos para o financiamento dos serviços socioassistenciais, identificou-se a necessidade de alguns municípios catarinenses possuírem veículos exclusivos para a Assistência Social.

A Secretária de Assistência Social de Rio das Antas, Iliete Tessari, comenta sobre a importância da vinda do carro para as ações da pasta. “Com o veículo conseguiremos prosseguir nos atendimentos e nos aproximar ainda mais das famílias mais vulneráveis”, ressalta.

Os principais beneficiários dessa Política são cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade social e risco, decorrentes da pobreza, privação (ausência de renda, precária ou nula) e fragilização ou perda total de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social. Para que as equipes de referência dos serviços da Política de Assistência Social cumpram efetivamente os seus papéis dentro dos territórios, é necessário que sejam disponibilizados os instrumentos e meios de trabalho necessários, principalmente aqueles referentes ao acompanhamento contínuo das famílias e indivíduos atendidos, tanto no meio urbano, como rural.