Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Com presença do ministro...

Com presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, Hospital Regional de Biguaçu é inaugurado

O governador Raimundo Colombo e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, inauguraram na manhã desta quarta-feira, 26, o Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, na Grande Florianópolis. O atendimento ambulatorial começa nesta quinta, 27. Serão 110 leitos com atendimentos ambulatoriais, emergência e exames de diagnóstico. O ato contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing e do prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger.

Foto: James Tavares / Secom

>>> Mais imagens na galeria
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“O Hospital Biguaçu tem um papel metropolitano, decisivo para melhorar o atendimento para 22 municípios da região. O Ministério da Saúde não poderia deixar de participar tanto com recursos para equipamentos como agora para a manutenção, que é o maior desafio. Uma vez aberto, tem que cumprir um papel estratégico de retaguarda para as UPAs, Samu e para as pessoas que precisam de assistência hospitalar”, destacou o ministro.

O governador falou dos investimentos dos governos estadual e federal na ajuda para o custeio da unidade. “No início das atividades, o hospital não tem faturamento e por isso, o Estado vai ajudar com metade dos custos e o governo federal com a outra metade, sendo R$ 1,5 milhão de cada um mensalmente. Com a própria receita, esse valor vai diminuindo ao longo dos meses”.

A abertura do Hospital Regional de Biguaçu vai ocorrer em três etapas, começando pelos serviços ambulatoriais pré-cirúrgicos em oito especialidades: dermatologia, endocrinologia, neurologia adulto, pneumologia, reumatologia, otorrinolaringologia, urologia e cardiologia. Os primeiros pacientes serão moradores de Biguaçu que estão à espera de atendimento e já estão sendo chamados.

Após dois meses começarão os atendimentos de urgência e internações clínicas adultas e pediátricas. Em um terceiro momento serão oferecidas internações e procedimentos cirúrgicos. “Como qualquer hospital é esse o procedimento. O hospital inicia as atividades e depois vai ampliando, que nesse caso, com 60 dias, já começa com internações, cirurgias e logo após com UTI. Esse é um procedimento técnico recomendado para o início de qualquer hospital, embora já esteja pronto, com todos os equipamentos instalados e a equipe já pronta para operacionalizar”, completou Colombo.


Foto: James Tavares / Secom

“Essa região, que era muito carente de atendimento na saúde, passa a ter um hospital referência. Vai servir de forma fundamental para dar mais conforto e segurança para as pessoas”, destacou o vice-governador.

O secretário Kleinübing explicou que o hospital terá destaque no atendimento na área da pediatria e procedimentos de média complexidade. “É uma unidade importante que vai ter um foco muito forte na pediatria e na realização de procedimentos de média complexidade, que é o grande tempo de espera nas filas que temos em todo o Estado. Esse hospital é uma etapa da reorganização do sistema de atendimento da Grande Florianópolis, melhorando o atendimento para a população e garantindo que as pessoas sejam atendidas no menor tempo possível”.

Seu funcionamento será portas fechadas, ou seja, fará atendimento referenciado. O paciente deverá procurar a atenção básica ou o pronto atendimento do seu município e de lá, se necessário, será transferido para a emergência do hospital, com exceção aos casos graves, atendidos pelo Samu ou Corpo de Bombeiros.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, enfatizou que essa é mais uma vitória para a cidade e que vai ajudar muito na área da Saúde de toda a região. “É um privilégio para o município que hoje já conta com uma UPA 24 horas e que atende cerca de 7 mil pessoas por mês, sendo que 30% não são de Biguaçu, agora terá o Hospital Regional que vai atender toda a região”.

http://www.youtube.com/watch?v=fg7kHshI3Tg

O Hospital

Instalado no Bairro Vendaval, com fácil acesso via BR-101 e SC-407, o Hospital Regional de Biguaçu foi construído pela parceria entre prefeitura, Governo do Estado e governo federal.

Mensalmente terá capacidade de fazer 2 mil atendimentos ambulatoriais, 1,5 mil atendimentos na emergência, 8,3 mil exames de diagnóstico, 700 internações e 460 cirurgias. Para isso, contará com 110 leitos, sendo pelo menos 70% reservados a atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O nome da instituição, Helmuth Nass, foi escolhido para homenagear um dos primeiros farmacêuticos do município.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC