Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Com presença de Raimundo...

Com presença de Raimundo Colombo, Estado emite a primeira Nota Fiscal Eletrônica para o produtor rural em evento de cooperativa do Oeste

com presenca de raimundo colombo estado emite a primeira nota fiscal eletronica para o produtor rural em evento de cooperativa do oeste 20160120 1852806563

O governador Raimundo Colombo participou, na manhã desta terça-feira, 20, em Chapecó, da abertura da 21ª edição do Campo Demonstrativo Alfa, o CDA 2016. O evento técnico-informativo é destinado aos familiares de agricultores associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).  Durante o evento, foi firmado convênio de R$ 150 mil para aprendizagem rural e emitida, em tempo real, a primeira Nota Fiscal Eletrônica para o produtor rural.

 

No local, os agricultores podem trocar experiências e conhecer as novidades de todas as atividades desenvolvidas pela cooperativa como, por exemplo, suinocultura, bovinocultura leiteira, bovinocultura de corte, avicultura, produção de grãos, entre outros.

O governador Raimundo Colombo destacou o agronegócio como uma das atividades econômicas mais importantes do Estado e do Brasil e reforçou que o modelo é uma referência aos valores e princípios trazidos pelos colonizadores e cultivados pelas famílias.

“Hoje aqui, estamos reconhecendo o sucesso de um setor que faz forte a nossa vida em comunidade, que se faz importante na quantidade que produz, nas oportunidades que gera e na forma como distribui o bem-estar às pessoas. É um setor que se faz tão imponente por agregar o trabalho, a tecnologia e o modelo de cooperação que tem como princípio a solidariedade e a promoção de oportunidades iguais para todos”, disse Colombo.

O governador também destacou as conquistas do setor e a contribuição dele para manter o  modelo econômico do Estado, que mesmo com a crise, vem permitindo um cenário de  equilíbrio fiscal, ao contrário do que ocorre na maioria dos outros estados brasileiros.

“Santa Catarina, no agronegócio, é uma referência para o Brasil e para o mundo. Nós conseguimos, em um curto espaço de tempo, ocupar um espaço extraordinário na economia brasileira e mundial e somos reconhecidos pela qualidade do nosso produto. Isso permitiu que Santa Catarina alcançasse um bom nível de prosperidade”. Colombo citou indicadores sociais que apontam, por exemplo, o nível de empregos. Segundo o governador, no Brasil a faixa de desemprego é de 9%, enquanto que aqui no Estado é de 3,9%.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet, também destacou a força econômica do agronegócio e reforçou que as famílias não só conheçam as novidades, mas as aplique no trabalho do dia-a-dia de forma a melhorar cada vez mais a produção, a renda e a gestão das pequenas propriedades. “Vamos continuar fazendo a nossa parte com a dedicação e qualidade de sempre”, afirma.

Esse ano, segundo os técnicos, uma das novidades do evento fica por conta de um nicho de mercado que está evoluindo e pode se tornar uma importante fonte de renda para as famílias que vivem próximas a centros consumidores como Chapecó, por exemplo. É o cultivo protegido de hortifrutigranjeiros. Os vegetais são cultivados com fertirrigação, prática que potencializa a produção e, ao mesmo tempo, promove economia no uso de insumos. O modelo pode ser conhecido no campo demonstrativo.

Segundo os organizadores, durante os três dias de evento, o CDA 2016 deve reunir um público de aproximadamente sete mil participantes, em Chapecó.

Nota Fiscal Eletrônica para o Produtor Rural

Com a nova opção, o agricultor que tiver acesso a internet, pode imprimir o documento em poucos cliques, sem precisar sair de casa. O secretário de Estado da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni, explica que Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a oferecer o serviço e que a ferramenta vai trazer mais agilidade e conforto para o pequeno produtor.

“Representa a desburocratização e a facilitação da vida do produtor. O sistema atual é muito cansativo e exige o deslocamento do produtor até os órgãos de controle para a emissão e validação do documento fiscal. A partir de hoje é tudo eletrônico e o impacto das pessoas envolvidas com o processo e já treinadas pelo novo modelo, é muito positivo com essa iniciativa pioneira do estado de Santa Catarina”, afirma Gavazzoni.

Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 / 98835-0089
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support