Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Portos, Aeroportos e Ferrovias
  4. /
  5. Com operação de 762...

Com operação de 762 mil toneladas, Porto de Imbituba registra o melhor fevereiro da história em movimentação de cargas 

A Autoridade Portuária de Imbituba finalizou o mês de fevereiro com importantes resultados e com a movimentação de cargas mantendo números significativos. Registrou a operação de 762 mil toneladas de cargas e um crescimento de 51%, se comparado ao mesmo mês do ano passado. 

Em fevereiro, atracaram 22 navios, responsáveis por uma média de 34,6 mil toneladas por embarcação, números que evidenciam o recebimento de maiores volumes por operação. As exportações continuam como o principal fluxo dos produtos que passaram pelo Porto, movimentando mais de 488,2 mil toneladas, aumento de 54% em relação a janeiro (315,3 mil toneladas). Dentre todos os embarques e desembarques, os maiores volumes operados foram o trigo, sal, coque de petróleo, soja, farelos de milho e de soja e contêineres. Com crescimento total de mais de 15% em relação a janeiro, os destaques vão para a movimentação de cargas de trigo, sal e coque de petróleo.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, “este é um resultado muito importante para o Porto de Imbituba. Os números expressam todo um trabalho coletivo que vem contribuindo para o desempenho logístico de Santa Catarina”, afirma Martins.

“As condições climáticas favoráveis em conjunto com o atendimento à demanda reprimida decorrente de 2023 trouxeram um mês de fevereiro histórico para o Porto de Imbituba”, destaca o  diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.

Em 2024, a liderança das exportações (58,5% do total), na movimentação total de cargas, vem acompanhada da alta expressiva de 40,3% na tonelagem enviada ao exterior, se comparado ao realizado em fevereiro de 2023. No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 34,6% das operações, com acréscimo de mais de 174% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Já a cabotagem (navegação em águas brasileiras), representou aproximadamente 5,5% da movimentação do Porto em fevereiro, apresentando uma redução de 41% na tonelagem de cargas em relação ao mesmo mês do ano passado. 

As principais cargas transportadas, no mês de fevereiro, foram do segmento de granéis sólidos (93% do total) e no ranking geral de movimentação, aparecem no topo: coque de petróleo, trigo, sal, soja, farelos de milho e soja e contêineres. Concluem a relação ainda: sorgo e barrilha, dentre outros.

Ainda em destaque, a extensão do embarque de 287 toneladas de componentes do projeto de geração de energia eólica, em desenvolvimento no Ceará. 

Segundo dados do Governo Federal, as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 294 milhões de dólares entre janeiro e fevereiro de 2024.

Assim, em 2024, a Autoridade Portuária prediz um aumento de 5% em relação às atividades portuárias e de mais de 8,5 milhões de toneladas em movimentação de cargas. Somado a isso e como parte do Planejamento Estratégico da SCPar Porto de Imbituba, o ano prevê investimentos de mais de R$ 96 milhões em obras e tecnologias, por parte da Autoridade Portuária, com ênfase no aumento da sinergia e na busca pela efetividade da relação porto-cidade.

Assessoria de Comunicação da SCPAR Porto de Imbituba

Daniela Pacheco | daniela.rosa@portodeimbituba.com.br

(48) 98482-4737

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support