Com investimentos do Governo do Estado, Cepon inicia serviço de endoscopia digestiva alta e colonoscopia
O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou no mês de fevereiro serviços próprios de endoscopia digestiva alta e colonoscopia.
Esses exames são fundamentais para a investigação, estadiamento e tratamento do câncer no aparelho digestivo.
Com o investimento do Governo do Estado, o CEPON contará com mais agilidade na realização dos procedimentos, diminuindo a demanda de tempo de espera e resultando na celeridade do diagnóstico e tratamento.
O gerente de Enfermagem do CEPON, Lucas Bordignon complementa que com o novo serviço, os pacientes passam a ter suporte para outros procedimentos com conforto e segurança:
SONORA
A Lei dos 30 dias (13.896/2019) estabelece que, em caso de suspeita de neoplasia maligna, o paciente deve realizar os exames diagnósticos em até 30 dias.
Também está em vigor a Lei dos 60 dias (12.732/2012) para início dos tratamentos, como a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, para pacientes com confirmação de câncer em até 60 dias.
Com uma demanda de 100 exames por mês, até então os pacientes do CEPON eram transferidos para outras unidades hospitalares do Estado para realizar esse tipo de exame.