Com foco na eficiência e no consumidor, subtenente Floriano assume presidência do Imetro
Com o propósito de buscar eficiência, atuar mais próximo do consumidor, qualificar os procedimentos e ampliar os acordos de cooperação entre governos e universidades, tomou posse o novo presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro), o subtenente Rudinei Luis Floriano. Considerado referência entre os Institutos de Pesos e Medidas, ligados ao órgão nacional (o Inmetro), o Instituto catarinense destaca-se pela atuação precisa e inovadora diante dos diferentes segmentos industriais do estado, garantindo proteção ao contribuinte e promovendo a concorrência leal.
A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira, 5, na sede do Imetro, em São José, com a presença do governador Carlos Moisés, a vice-governadora Daniela Reinehr e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino.
“É um privilégio compartilhar deste momento com o subtenente Floriano agora, oficialmente, à frente da gestão do Imetro, Instituto que, sem dúvida, vai qualificar e estreitar ainda mais o relacionamento com o consumidor e a atuação dos diferentes mercados (produtos e serviços)”, destacou o secretário Esmeraldino.
O novo presidente do Imetro reforçou o seu compromisso nas ações de controle e defesa do consumidor, pautado em valores críveis, ético e na transparência. “É o nosso papel contribuir para que, a cada dia mais, as pessoas reconheçam a importância do trabalho deste órgão, quando se trata do aspecto da metrologia legal e da qualidade industrial. Nosso trabalho, além de fiscalizar, será direcionado à orientação, levando a informação tanto para os cidadãos catarinenses quantos às indústrias”, finalizou o subtenente Floriano.
SOBRE O PRESIDENTE
Rudinei Luis Floriano, ou subtenente Floriano, como é mais conhecido, é graduado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em Gestão em Segurança Pública e cursa especializações nas áreas de Gestão Pública e de Projetos. Realizou os cursos de formação de soldados e de sargentos da Polícia Militar. Entre outras experiências profissionais, foi diretor na regional norte da Associação de Praças de Santa Catarina. À frente do Instituto, Floriano pontua suas perspectivas e metas para os próximos anos:
Qual a relevância do Imetro para a sociedade?
O Imetro é o único órgão delegado do Inmetro nacional para exercer o controle metrológico legal e a fiscalização da segurança de produtos em Santa Catarina. Verifica a confiabilidade metrológica de milhares de instrumentos de medição como balanças e bombas medidoras de combustíveis, além de fiscalizar a indicação quantitativa de inúmeros produtos como alimentos, domissanitários e higiene pessoal. O Instituto fiscaliza a segurança de centenas de produtos e serviços como artigos infantis, materiais elétricos, eletrodomésticos, produtos têxteis e peças automotivas, contribuindo assim, para a proteção do consumidor e para a justa concorrência no mercado catarinense.
Quais os próximos passos frente à sua gestão?
Entre as prioridades, podemos citar o aprimoramento da estrutura organizacional e da carreira do Instituto, a ampliação da força de trabalho para atender novas demandas, a implementação o planejamento estratégico focado em resultados, a padronização os procedimentos operacionais e a busca de acordos de cooperação com entes governamentais e universidades.
Quais são as metas para esta gestão?
Cumprir o Plano de Trabalho, pactuado com o Inmetro, que prevê para 2019: a verificação de mais de 60.000 instrumentos de medição em todo o Estado; a realização de 45.000 ações fiscais na quantidade de produtos pré-embalados; implementação de 20.000 ações fiscais na segurança de produtos certificados e a realização de 300 auditorias em empresas de serviços regulamentados.
Possui algum novo campo de atuação?
O Imetro está sendo considerado referência dentre os demais Institutos de Pesos e Medidas no país, a medida que incorporou às atividades a execução de Projetos de Cooperação Técnica. Tais ações visam o intercâmbio de conhecimento, entre o Instituto catarinense, o Inmetro e universidades locais. A atividade permitirá a qualificação permanente e o comprometimento constante em prol do incremento e do desenvolvimento catarinense.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo
Jornalista: Mariane Lidorio
Telefone: (48) 3665 2261