Com El Niño perdendo força, previsão climática da Defesa Civil aponta para chuvas próximas da média no próximo trimestre
De acordo com o departamento de climatologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), no próximo trimestre, o fenômeno El Niño continua ativo, mas perde força gradualmente até a neutralidade, quando não exercerá mais influência nos regimes de chuva e temperatura.
Em fevereiro a tendência é que as chuvas fiquem próximas do esperado nas áreas litorâneas, mas isso não significa que o estado não terá chuvas volumosas, já que nesse mês costuma chover bastante no litoral.
Em março e abril, quando inicia o outono, a precipitação reduz. Nesse período os temporais de verão diminuem, e sistemas meteorológicos como frentes frias, atuam com maior frequência, deixando as chuvas mais regulares.
Com o fenômeno perdendo força, a previsão indica que nos meses de fevereiro, março e abril, as chuvas devem ficar próximas da média, mas as temperaturas continuam mais elevadas em comparação à média do período, como explica a meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina Francine Sacco:
SONORA