Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Com chuva forte em...

Com chuva forte em SC, Governo do Estado cria força-tarefa para orientar a população

O Governo do Estado de Santa Catarina montou uma força-tarefa para orientar e auxiliar a população caso se confirme a previsão de chuva intensa nas próximas 72 horas. A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu alerta para risco de alagamentos, deslizamentos e inundações. Isso porque há previsão de chuva moderada a forte em todas as regiões a partir desta sexta-feira, dia 20, com tendência a se intensificar no sábado e no domingo. Os mapas meteorológicos indicam tempo instável com acúmulo de 300mm a 330 mm. Na prática isso representa que em três dias vai chover o dobro do esperado para o mês inteiro.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Conforme a meteorologista da Epagri-Ciram, Gilsânia Cruz, nesta sexta-feira a chuva deve ser intensa na região Sul e Oeste. No sábado o prognóstico indica acúmulo significativo na Serra e Litoral. No domingo a frente fria atinge o Vale do Itajaí.

 Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia – ocorrem nas luas nova e cheia, quando são registradas as maiores preamares (maré alta) -e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Ouça o boletim de rádio com a previsão do tempo para o fim de semana:

  Baixar áudio

{attachments}

Leia mais
>>> Celesc reforça atendimento para atender ocorrências no Estado
>>> Secretaria de Estado da Saúde faz alerta sanitário sobre as previsões de chuvas

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com a gerente de imprensa Jacqueline Iensen. O celular da gerente é (48) 9147-6761. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.  As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support