Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Com apoio do Governo...

Com apoio do Governo do Estado, começa a 40ª edição do Festival de Dança de Joinville

Fotos: Eduardo Valente / Secom

A semana começou com a abertura de um dos principais eventos de dança do país, em Joinville. A maior cidade de Santa Catarina está sediando o 40º Festival de Dança. A edição comemorativa, que celebrará as quatro décadas do evento, contará com 13 dias, um a mais do que no ano anterior.

Joinville se transforma na capital nacional da dança nos dias de festival. São grupos e companhias de todo canto do Brasil que se apresentam nos palcos e estruturas espalhadas pela cidade. O evento terá 703 grupos na edição histórica que celebrará os 40 anos do Festival.

A abertura do evento contou com a participação do governador Jorginho Mello, da vice-governadora, Marilisa Boehm, do secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva e do Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rafael Nogueira. O Festival de Dança de Joinville conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), no valor de R$ 1,5 milhão.

“Eu vim aqui para aplaudir. Estou muito feliz em ver Santa Catarina sediando um evento dessa grandeza. Isso é a cara do nosso estado e Joinville representa com a dança essa grandiosidade toda. Eu fiz questão de vir aplaudir os artistas neste festival que também recebe apoio da nossa Fundação Catarinense de Cultura”, destacou o governador Jorginho Mello durante a abertura do Festival de Dança de Joinville.

Os Estados com mais coreografias confirmadas são São Paulo (1.735), Santa Catarina (650), Paraná (373), Rio de Janeiro (349), Minas Gerais (230) e Rio Grande do Sul (150). Haverá, também, dançarinos para além das fronteiras nos palcos catarinenses, vindos de dois países, França e Paraguai.

“A FCC vem com esse apoio de R$ 1,5 milhão com total anuência do governador Jorginho. É um evento que chama bailarinos do Brasil todo e leva Santa Catarina para o mundo todo com esse grande festival”, disse o presidente da FCC, Rafael Nogueira.

Entre os dias 18 e 22 e 24 e 27 de julho, 206 trabalhos passarão pelo palco do Centreventos Cau Hansen, na Mostra Competitiva. No Teatro Juarez Machado, de 20 a 22 de julho, os dançarinos com mais de 40 anos exibirão 39 montagens no Festival 40+. De 25 a 28 de julho, será a vez dos jovens prodígios apresentarem 58 coreografias e concorrerem a um dos prêmios no Festival Meia Ponta, no Juarez Machado.

“O Festival de Dança de Joinville foi o evento que mais promoveu o estado de Santa Catarina até hoje. Óbvio que já temos outros grandes eventos, mas o festival de dança foi o primeiro evento de grande porte a promover o estado no Brasil e no mundo”, reforçou o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support