Com anúncio de inclusão de Pinhalzinho em Plano Aeroviário, Santa Catarina terá 22 aeroportos
O governador Jorginho Mello determinou à Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) a inclusão do Aeroporto de Pinhalzinho no Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc).
Com isso, o estado passará a ter 22 aeroportos. Em agenda no Oeste, ele ainda anunciou o investimento de R$ 8 milhões para a pavimentação da pista.
A lista de aeroportos em território catarinense poderá chegar a 24 se confirmada a inclusão também de Itapiranga e Rio Negrinho no Plano.
A construção do Aeroporto de Pinhalzinho é uma reivindicação antiga da cidade e região. Com a autorização do governador, iniciaram as tratativas para a inclusão no Paesc e, inclusive, os técnicos do LabTrans já realizaram a visita ao local.
O governador destacou que quer colocar o aeroporto de Pinhalzinho no mapa e trazer investimentos para a região:
SONORA
O Paesc está sendo desenvolvido desde julho e tem o objetivo de atualizar o quadro estadual e orientar o desenvolvimento e investimentos no setor. Com o Plano será possível identificar demandas e vocações de cada um dos aeroportos. O Paesc deve ficar pronto no primeiro semestre de 2024.
Em 2023, o Governo do Estado já autorizou R$ 44,6 milhões para obras de melhorias necessárias para permitir que todos os aeroportos estejam em funcionamento pleno até o início de 2024.