Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Com a volta da...

Com a volta da chuva, SC tem três municípios em situação de emergência, 131 desabrigados e 55 desalojados

Durante toda a tarde desta terça, 20, as equipes do Governo do Estado atuaram no auxílio aos prejudicados pelas chuvas que voltaram a castigar Santa Catarina. As regiões mais atingidas são a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente o município de Camboriú, onde duas mortes foram registradas em decorrência de um deslizamento de terra.


Até a noite desta terça, três municípios haviam decretado situação de emergência: Balneário Camboriú, Barra do Sul e Navegantes. Ao todo, há 131 desabrigados e 55 desalojados, de acordo com o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual.


Por determinação do governador Carlos Moisés, todos os esforços estão concentrados na missão de proteger a vida e de pronta resposta a quem precisar, por meio dos números 199, da Defesa Civil e do 193, do Corpo de Bombeiros.


Até o início da noite desta terça, seis municípios relataram ocorrências relacionadas às chuvas: Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú.


Em relação às rodovias estaduais, a SC-418, Serra Dona Francisca, está interditada para veículos pesados no sentido Joinville/Campo Alegre. Na Grande Florianópolis, o tráfego segue bloqueado na SC-405, no Sul da Ilha. No Norte da Ilha, o trânsito foi liberado na SC-401. Na mesma via, porém, segue em meia pista o trecho onde houve rolamento de pedras.


Já o incêndio registrado em Penha, no Norte do estado, envolvendo alta quantidade de hipoclorito de cálcio – produto utilizado no tratamento de piscinas – já está em fase de rescaldo, segundo o Corpo de Bombeiros. O trabalho segue nesta quarta para evitar pequenos focos de incêndio remanescentes. Pelo menos 45 bombeiros militares e comunitários atuam no local, com oito viaturas. Não houve vítimas.


Sobre ocorrências relacionadas às chuvas, os bombeiros atenderam 213 chamados desde a manhã de segunda, dia 19, com emprego de 278 militares e comunitários e 86 viaturas. A maioria foi registrada na região de Camboriú. Na Grande Florianópolis, as cidades mais atingidas foram Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e a Capital.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support