Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Com a presença do...

Com a presença do governador Colombo, Casan inaugura Estações de Tratamento de Água na Serra Catarinense

Com investimento de quase R$ 1,6 milhão do Governo do Estado, a Companhia de Água e Saneamento (Casan) inaugurou, nesta sexta-feira, 13, duas Estações de Tratamento de Água (ETA), uma em Bom Retiro e outra em Correia Pinto, na Serra Catarinense. Os atos contaram com a presença do governador Raimundo Colombo e do presidente da companhia Valter Gallina.


Inauguração da ETA de Bom Retiro. Fotos: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens na galeria

O governador Raimundo Colombo destacou o projeto de expansão da Casan, que está executando, ao mesmo tempo, 34 ações, semelhantes às inauguradas na Serra Catarinense, em todo o Estado, com contratos que chegam à casa dos R$ 2 bilhões. Segundo o governador, nos últimos anos, a Casan conseguiu se reequipar e resgatar a capacidade de investimento levando água tratada para milhares de famílias.

“Numa ação como esta há uma outra questão importante: são empresas contratadas para executar o serviço, são pessoas trabalhando, são empregos e dinheiro circulando. Ou seja, se constrói um cenário positivo para que possamos enfrentar e sair fortalecidos dessa crise que o país vive hoje”, exemplificou Colombo ao afirmar que Santa Catarina tem uma das menores médias de desemprego do país, com índice 3,9,%, enquanto que a taxa nacional já ultrapassa os 10%.


ETA Bom Retiro

O governador também falou dos desafios que o Estado vem enfrentando para conseguir manter o equilíbrio nas contas e na qualidade na prestação de serviços públicos. “Temos que fazer contas todos os dias e está sendo difícil. A atividade econômica diminuiu e ao mesmo tempo a demanda da sociedade aumentou. É o momento de aprofundar a gestão para proteger os catarinenses”, salientou.

A ETA compacta de Bom Retiro tem capacidade para tratar 30 litros de água por segundo, e de acordo com o prefeito do município, Albino Gonçalves Padilha, vai resolver o problema de falta de abastecimento de água, enfrentado por moradores ao longo de 10 anos. “O novo sistema foi projetado para atender a demanda do município para os próximos trinta anos”, explicou o presidente da Casan.


ETA Correia Pinto

A estação de Correia Pinto, com capacidade de 40 litros por segundo, vai contemplar toda a população da área urbana do município, o equivalente a 12 mil habitantes. O sistema deve suportar a demanda de abastecimento pelos próximos 25 anos. “Estamos colocando à disposição dos moradores água em qualidade e em abundância”, reforça o presidente da Casan, Valter Gallina.

Além das obras que ampliam o abastecimento e a qualidade de água tratada, a Casan também está investindo no tratamento de esgoto. A meta é saltar de 12% para 50%, o índice de cobertura no Estado até 2018.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC