Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Com a presença do...

Com a presença do governador Raimundo Colombo, ampliação da UTI do Hospital Santa Isabel é inaugurada em Blumenau

O governador Raimundo Colombo participou, nesta quinta-feira, 29, da inauguração de mais uma etapa de ampliação do Hospital Santa Isabel, de Blumenau. A reforma que conta com recursos de R$ 5,7 milhões do governo do Estado permitiu ampliar de sete para 20, o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além da expansão da estrutura física, do total investido, R$ 2,1 milhões foram para a aquisição de equipamentos.

Foto: James Tavares/ Secom

>>> Imagens para download na galeria

“É uma alegria inaugurar uma obra que ajuda as pessoas a vencerem um desafio, muitas vezes difícil, que é o de buscar a recuperação da saúde. Também é satisfatório saber que o hospital passa a contar com um espaço amplo, moderno e que os profissionais vão ter acesso à mais alta tecnologia para continuar cumprindo a missão de salvar vidas”, disse o governador.

Além da ampliação da UTI, com recursos do Estado, já foi possível executar a reforma da Central de Materiais Esterilizados e a reforma e ampliação do serviço de emergência. A diretora do hospital, Irmã Analuzia Schmitz, lembrou que a ampliação da UTI geral é resultado de dois convênios com o governo do Estado, sendo que o primeiro foi assinado em 2011, quando começou a reforma. “Em 2013, 14 leitos de UTI já puderam ser ativados, os outros seis passam a entrar em operação a partir do próximo dia 2 de fevereiro”, explicou a diretora.

Ainda segundo a Irmã Analuzia, a obra traz mais conforto e humanização no atendimento, fatores que auxiliam na recuperação da saúde dos pacientes. Dos vinte novos leitos da UTI geral, 10 já estão credenciados ao Sistema Único de Saúde, os outros dez estão com o credenciamento em tramitação.


Foto: James Tavares / Secom

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos na condução da obra e reforçou a parceria para atender outras demandas do hospital, como a ampliação da UTI coronariana, que trata de pacientes com problemas graves no coração. “O nosso compromisso é trabalhar para fortalecer a rede de hospitais filantrópicos que tão bem atendem a população do nosso Estado. É nossa obrigação contribuir para que os catarinenses tenham cada vez mais acesso a serviços de saúde com qualidade”, afirmou Kleinubing.

O Hospital Santa Isabel

O Hospital Santa Isabel é um dos pioneiros no Estado em serviços de alta complexidade, com uma média anual de 16,5 mil internações. A unidade oferece credenciamento para atendimento DST/AIDS; Cirurgia Cardíaca e Implante de Marca Passo; Serviço de Hemodinâmica; Neurologia Clínica e Neurocirurgia; Oncologia Clínica e Cirurgia Oncológica; Transplante de Coração; Transplante de Córnea e Transplante de Rim.

Para determinadas especialidades de alta complexidade, a instituição recebe pacientes de toda a região do Médio Vale do Itajaí, que compreende 12 municípios, já nos casos de pré e pós-transplante, por exemplo, atende a todo o Estado. Vale lembrar que, segundo os médicos, todo paciente pós-transplantado necessita de internação em UTI.


Foto: James Tavares / Secom

Procedimentos envolvendo transplantes estão entre as principais vocações do hospital. A instituição é reconhecida como uma das cinco principais do Brasil na realização desse tipo de cirurgia e em janeiro desse ano realizou o milésimo transplante renal. O Santa Isabel é o terceiro do país que mais faz transplantes de fígado, atrás apenas do Albert Einstein, de São Paulo e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.

O serviço de emergência do hospital atende toda a região do Médio Vale do Itajaí. Normalmente, é pela emergência que chegam os casos mais graves para atendimento. Esses também necessitam de cirurgias e leitos de alta complexidade. Em 2014, o serviço prestou mais de 44 mil atendimentos; 1,6 mil cirurgias de grande porte; 4,4 mil procedimentos de médio porte e 1,2 mil de pequeno porte. A maior demanda de atendimentos no hospital é de usuários do SUS, que representam mais de  65% dos casos.

Tradição na oferta de serviços de saúde

A trajetória do Hospital Santa Isabel começou com a chegada das primeiras irmãs da Divina Providência ao Brasil, em 1895. Nos primeiros anos, elas praticaram a enfermagem ambulante em toda a região e para atender os pacientes mais graves, providenciaram um quarto dentro de um colégio da cidade.

Quando o espaço começou a se tornar pequeno, a sociedade se mobilizou e fez ampliações até que em outubro de 1909 foi inaugurado o hospital – era uma casa reformada e ampliada com uma sala cirúrgica.

Sempre com a ajuda e a mobilização da sociedade, a estrutura foi crescendo e se modernizando. Em 1973, o Santa Isabel dispunha de UTI para atender à população da região. Atualmente, o hospital conta com mais de 1.010 colaboradores e 350 médicos no Corpo Clínico. A instituição possui 260 leitos.

Especialidades Médicas

A institução oferece atendimento em diversas especialidades, disponibiliza atendimentos em Clínica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Clínica Ginecológica e Mastologia, além dos serviços materno-infantil, clínica de Terapia Intensiva e de Diagnóstico e Terapia Auxiliar. Os profissionais atuam nos mais variados setores, desde geral até cardiovascular, neurológico, ortopédico, oncológico, dentre outros.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br