Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Com a presença do...

Com a presença do governador Jorginho Mello, solenidade celebra meio século de atuação do Cepon junto à pacientes com câncer

O Governo do Estado comemora nesta quinta-feira, 31, os 50 anos do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON). Com as presenças do governador Jorginho Mello, autoridades, funcionários, voluntários e pacientes, uma solenidade em Florianópolis celebrou avanços importantes conquistados pela unidade ao longo dos anos.

De janeiro de 2023 a outubro de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já repassou R$240,2 milhões para custeio dos serviços e investimentos no CEPON.

Referência nacional no tratamento de câncer e Centro de Referência da OMS para Medicina Paliativa no Brasil, o CEPON atua na qualificação do atendimento oncológico e oncohematológico, além dos cuidados paliativos aos pacientes da região e de Santa Catarina.

Segundo o governador, o Cepon é uma estrutura necessária, uma instituição que há 50 anos cuida de vidas e o Governo do Estado está fazendo a sua obrigação com os investimentos:

SONORA

O Cepon é uma unidade fundamental na rede de assistência oncológica catarinense. Recentemente, o Governo do Estado inaugurou um novo e moderno centro de radioterapia com a entrega do novo bunker, que irá abrigar um novo acelerador linear.

A obra física também inclui outros quatro novos consultórios, que vão expandir o atendimento a pacientes com câncer.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarch, frisa que o Cepon tem muita história e um trabalho de excelência no atendimento aos pacientes com câncer:

SONORA

O diretor-geral, Dr. Marcelo Zanchet, destacou a relevância do CEPON em Santa Catarina e o compromisso da Fundação também com a excelência no atendimento:

SONORA

Entre janeiro e setembro de 2024, o CEPON realizou 2.512 cirurgias de média e alta complexidade, 18.508 sessões de radioterapia, 14.405 sessões de quimioterapia e 54.732 consultas médicas, um aumento de cerca de 10% em comparação com o mesmo período de 2023.