Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Com a presença do...

Com a presença do governador, Alesc celebra 15 anos da conquista por SC como zona livre de aftosa sem vacinação

Descrição do áudio:

O governador Carlos Moisés participou nesta quarta, 25, da sessão especial em comemoração dos 15 anos da emissão a Santa Catarina do Certificado de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
O status sanitário diferenciado foi fundamental para que o estado se tornasse o maior produtor e exportador de carne suína do país, além de abrir as portas para os mercados mais exigentes e competitivos do mundo.
Carlos Moisés ressalta a importância sanitária e econômica da certificação:
SONORA
A produção catarinense é comercializada em mais de 150 países e os embarques de produtos de origem animal respondem por 38% de todas as exportações do estado.
Em 2006, um ano antes da certificação internacional, Santa Catarina exportava 184 mil toneladas de carne suína, faturando US$ 310 milhões.
Em 2021, foram 578,5 mil toneladas e faturamento de US$ 1,39 bilhão.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa, fala dos anos de trabalho para chegar a esses resultados:
SONORA
Para manter o status sanitário diferenciado, a Cidasc mantém 58 barreiras sanitárias fixas nas divisas com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina que controlam a entrada e a saída de animais e produtos agropecuários.
O último foco de febre aftosa em Santa Catarina ocorreu em 1993 e a partir de 2000 foi suspensa a vacinação contra a doença. Em 2007, o Estado recebeu o certificado que fez do estado a única zona livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil.

 

Duração: 2 Min 55 Seg
Apresentação: Marcos Lampert
Técnica: Marcos Lampert
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com