Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Com a Palavra, o...

Com a Palavra, o Governador: Colombo defende contenção de gastos e dinamismo de obras para enfrentar período desafiador

Investimentos no Meio-Oeste, obras no porto de Itajaí e lançamento de um programa estadual para a construção de cisternas foram temas comentados por Raimundo Colombo na edição desta semana, do programa Com a Palavra, o Governador. Colombo voltou a falar que o momento atual exige uma postura firme do governo na contenção de gastos e se mostra otimista ao citar a capacidade de Santa Catarina em superar períodos de dificuldade.

http://www.youtube.com/watch?v=esDPttznzFc&feature=youtu.be

“Crise é uma palavra que põe a gente pra baixo, então eu prefiro encarar 2015 como um ano desafiador, e, justamente por isso, nosso papel é liberar recursos e acelerar as obras para fazer o dinheiro circular. É evidente que não somos uma ilha e que o ajuste fiscal trará impactos, mas se mantivermos a economia forte, o catarinense vai sofrer o mínimo possível, os efeitos de um cenário não tão favorável, mas que é passageiro”, aponta Colombo ao projetar 2016 como um período positivo para o Estado.

O governador destaca ações que estiveram na pauta da semana, como o lançamento do programa Água para o Campo e uma parceria entre empresa russa e de Caçador, no Meio-Oeste – resultado de negociações que iniciaram durante viagem do governador à Rússia, em 2013.

O programa Água para o Campo prevê a construção de cisternas para o aproveitamento da água da chuva em 66 municípios catarinenses, especialmente os mais afetados pela estiagem, no Oeste do Estado.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Imagens para download na galeria

Em Caçador, começará a ser produzido uma linha completa de máquinas para produção de lâminas de madeira decorativa (faqueadas) e lâminas de compensado (torneadas), além de máquinas para a indústria madeireira e para a indústria mecânica em geral.

No porto de Itajaí, o investimento do Governo do Estado será de R$ 103 milhões para as obras que englobam alargamento do canal e parte da nova bacia de evolução, com 480 metros de diâmetro, o que vai possibilitar operações com navios de até 335 metros de comprimento com 48 de boca. 

“Os navios maiores estão dominando a navegação mundial, por conta de um menor custo operacional, sem essa obra no complexo portuário de Itajaí, o porto não consegue receber esses navios que, certamente, irão migrar para outros portos”, finalizou o governador.

Acompanhe o programa Com a Palavra, o Governador, na íntegra, nos canais oficiais do governo no Youtube e no Vimeo. A versão em áudio está disponível na Rádio Secom. Você também pode acessar a entrevista separada por temas. O material pode ser utilizado pelos veículos de comunicação.

Programa por temas:
– Porto de Itajaí
– Programa Água para o Campo
– Empresa em Caçador

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br