Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Colóquio da Udesc debate...

Colóquio da Udesc debate políticas públicas de educação a distância na próxima quarta

Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o 1º Colóquio Diálogos sobre Educação a Distância, com o tema Políticas Públicas e Práticas na Sociedade do Século 21, na próxima quarta-feira, 26, das 12h30 às 19h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.

O evento da universidade, que é gratuito e não exige inscrição prévia do público, deverá elaborar um documento com o resumo dos debates para encaminhá-lo ao Congresso Nacional e ao governo federal.

Participarão gestores, professores e técnicos da Udesc e representantes de instituições parceiras, como Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Bombeiros e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). 

A comissão organizadora é composta pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi; pelo diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva; pela coordenadora do evento, Marzely Gorges Farias; pela diretora de Pesquisa e Pós-Gradução da Udesc Cead, Soeli Francisca Monte Blanco; e pela coordenadora da Universidade Aberta no Brasil (UAB) na instituição estadual, Carmen Cipriani Pandini.

Programação

O colóquio contará com duas mesas-redondas na programação. A primeira delas, Educação a Distância: Políticas Públicas, terá mediação da professora Marzely e a participação do reitor Tomasi, que preside a Câmara EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); do deputado federal Jorginho Mello; e do coordenador-geral de Articulação e Cooperação Nacional do Inpi, Araken Alves de Lima.

A outra mesa-redonda abordará os desafios da educação superior a distância nas instituições públicas, tendo mediação das professoras Carmen e Soeli e presenças de oito docentes ligados à Câmara EAD da Abruem, ao Fórum de Coordenadores UAB e à organização Universidades Públicas em Rede (UniRede).

Cenário federal nada animador

Segundo a professora Marzely, a ideia do evento é discutir o futuro da educação a distância, que poderá ser afetada por cortes no orçamento em educação do governo federal.

Ela destaca que a meta de formar até 2016, em Pedagogia, todos os professores que lecionam na educação básica em SC poderá ser comprometida com a redução dos investimentos em educação. “A ideia de organizar o colóquio é justamente discutir esse cenário nada animador”.

A Udesc possui 28 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a UAB, e já formou cerca de mil professores, que lecionam nas séries iniciais. A universidade oferece o curso de Pedagogia a Distância.

Marzely, que coordena também o projeto Políticas Públicas em EAD da Udesc, observa que a criação da UAB por meio de decreto em 2006 traz insegurança jurídica para as universidades que atuam em educação a distância e querem expandir suas atividades no setor. “Esse decreto pode acabar a qualquer momento”, afirma.

Para mudar esse quadro, a Câmara dos Deputados, atendendo requerimento do parlamentar catarinense Jorginho Mello, aprovou a realização de audiências públicas em todo o país para debater o desenvolvimento da UAB e propor a criação desse modelo por meio de uma lei. 

Serviço
O quê: 1º Colóquio Diálogos sobre Educação a Distância
Quando: Quarta-feira, 26, das 12h30 às 19h
Onde: Teatro Governador Pedro Ivo, Rodovia SC-401, Km 5, nº 4.600, Florianópolis
Quanto: Evento gratuito

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support