Colônia japonesa da região de Curitibanos recebe visita de Cônsul Geral do Japão
O cônsul geral do Japão, Toshio Ikeda, visitou a colônia japonesa do Núcleo Celso Ramos, em Frei Rogério, nesta sexta-feira,11. Acompanhado da esposa Akemi, Ikeda vem seguindo um roteiro de conhecimento das comunidades nipônicas do sul do Brasil. Ele assumiu o consulado de Curitiba há dois meses. “Agradeço esta calorosa recepção de vocês e ficamos à disposição de todos para encurtarmos ainda mais as relações entre o Brasil e o Japão”, disse às autoridades e integrantes da colônia presentes.
Ikeda participou de almoço com a comunidade japonesa local que ofereceu a tradicional comida típica na Casa Octogonal da Associação Cultural Brasil Japão (ACBJ). Depois visitou o Parque Sino da Paz e o Museu da Paz, além de conhecer a sede da ACBJ. É na ACBJ que acontece a já popular Sakura Matsuri em Santa Catarina. A festa da Cerejeira, como é conhecida pelos brasileiros, este ano contará com um fator especial. Marcará os 50 anos de colonização de Celso Ramos pelos imigrantes japoneses.
“Deixamos aqui o convite ao cônsul bem como a todos para a nossa 17ª edição da Sakura Matsuri, que este ano mostrará além da nossa gastronomia, arte e cultura preservadas, um pouco da história destes bravos desbravadores japoneses que aqui se instalaram na região há 50 anos”, ressaltou a presidente da ACBJ, Izumi Honda. A festa acontece em Frei Rogério nos dias 06 e 07 de setembro.
O Secretario Regional, Roque Stanguerlin, destacou a importância do intercâmbio entre brasileiros e japoneses. “É sem dúvida uma cultura fantástica, baseada no respeito, na honra e na disciplina que serve de exemplo para o mundo. Agradecemos a vocês por isso e esperamos poder também transmitir o que há de melhor em nós brasileiros”, salientou em seu discurso.
{article Fabio Claudino Fontana – SDR Curitibanos}{text}{/article}