Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Colombo visita obras de...

Colombo visita obras de ampliação na Estação de Tratamento de Água da Grande Florianópolis

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Casan, Valter Gallina, visitaram nesta quinta-feira, 30, as obras do flocodecantador na Estação de Tratamento de Água (ETA), no alto do Morro dos Quadros, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Na obra, serão investidos R$ 18 milhões e até o momento, com quase 70% dos trabalhos concluídos, já foram aplicados R$ 9,3 milhões. 

Fotos: James Tavares/Secom

>>> Acesse a galeria de fotos

“Vamos aumentar e agilizar a produção de água tratada, ainda mais com as adutoras que estão sendo ampliadas. Queremos ter segurança no abastecimento para os próximos 20 anos na região, principalmente na temporada de verão, quando o consumo aumenta muito. Veja o exemplo que está ocorrendo em São Paulo. Com essas medidas, vamos evitar qualquer situação semelhante”, disse Colombo.

A obra contempla a construção de um flocodecantador, sistema que vai agregar mais duas etapas intermediárias ao atual sistema de tratamento. Depois de pronta, vai ampliar a capacidade de tratamento de água em até 50%, possibilitando que a produção na ETA Cubatão passe dos atuais dois mil litros por segundo para três mil.

O engenheiro de construção da Casan, Fábio Krieger, explicou o funcionamento do flocodecantador e os seus benefícios no tratamento da água. “O dispositivo de floculação e decantação é responsável por separar a água das partes sólidas que chegam até a estação com o uso de produtos. É como limpar a piscina da sua casa quando está turva. Toda sujeira vai para o fundo, depois é removida, tratada e levada para um aterro sanitário”.

A estrutura, que está sendo construída em uma área de 3,8 mil metros quadrados ao pé do Morro dos Quadros, vai contribuir também para melhoria da qualidade e da vazão da água que abastece Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, beneficiando 750 mil habitantes. A previsão para conclusão é outubro de 2015 e deverá estar pronta para entrar em operação em dezembro.

“É uma obra que será primordial para a Grande Florianópolis, pois vai aumentar signitivamente a capacidade de tratamento e terá o reforço com os três reservatórios que estão sendo construídos no município de São José. Eu não tenho dúvida que a região terá, nos próximos 20 anos, água de qualidade e quantidade”, destacou Gallina.

Conhecida como ETA Cubatão, a estação José Pedro Horstmann, recebeu o nome de um antigo funcionário da Casan. É considerada a maior unidade de tratamento de água do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis. Foi projetada e construída na década de 1980 para tratar água com baixíssimo nível de turbidez, captada no rio Vargem do Braço, conhecido como Pilões. Hoje, capta água também no rio Cubatão.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC