Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Colombo visita obras de...

Colombo visita obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água da Casan em Palhoça

O aumento da capacidade de distribuição de água para a Grande Florianópolis foi anunciado nesta terça-feira, 8, pelo presidente da Casan,  Valter Gallina, durante visita do governador Raimundo Colombo à Estação de Tratamento de Água (ETA) José Pedro Horstmann, no Bairro Alto Aririú, em Palhoça. A estrutura recebeu o sistema flocodecantador previsto para entrar em operação no final da segunda quinzena de dezembro de 2015.


Foto: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Acesse a galeria de fotos

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“Todo esse trabalho foi feito com muita dedicação, dia e noite, para que a obra ficasse pronta. Vamos ganhar muito em quantidade, qualidade e eficiência, aumentando em 50% a o tratamento da água. Vai permitir chegar mais rápido para a população, especialmente no período de maior consumo, ou seja, às vésperas do Natal e Ano Novo. No ano passado, tivemos um bom resultado. Esse ano, teremos melhores condições operacionais para repetir o sucesso”, disse Colombo.

A nova estrutura representa a instalação de duas novas etapas no processo de tratamento da água, capazes de ampliar de dois mil para três mil litros por segundo a capacidade de tratamento. Para a realização da obra foram investidos R$ 24,3 milhões, obtidos com financiamento da Caixa Econômica Federal (CEF) e contrapartida da Casan.

“É a obra mais complexa que a Casan fez nos seus 45 anos de existência. Pela sua complexidade, é esperada há mais de 15 anos pelos técnicos e também pela população da Grande Florianópolis. O novo sistema terá condições de dar regularidade no abastecimento de água”, explicou Gallina.

O presidente destacou ainda a instalação de uma adutora de 300 milímetros que vai aumentar a distribuição de água no Norte da Ilha. “Temos uma adutora que sai do bairro Itacorubi e vai em direção a Canasvieiras. Ela dará condição de levar mais 80 litros por segundo para os bairros daquela região e esse flocodecantador ajudará. Então, no final do ano e durante o verão, quando entrar em operação efetivamente, teremos a certeza e convicção que o morador terá mais tranquilidade de que não faltará água”.

Atualmente a ETA capta água dos rios Pilões e Cubatão com capacidade para abastecer aproximadamente um milhão de pessoas de Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

O que muda com o flocodecantador?

– O flocodecantador vai transformar a ETA de filtração em uma ETA de tratamento convencional
– O processo passa a ter duas etapas a mais
– Ao invés do material em suspensão na água chegar diretamente à etapa de filtração, ficará decantando antes. Mais de 90% já ficará retido no novo flocodecantador
– A lavagem dos filtros, que hoje é a cada 24 horas, poderá ser feita em intervalos maiores
– O flocodecantador vai ampliar a capacidade de tratamento de água em até 50%
– A produção de água na ETA Cubatão passará dos atuais dois mil litros por segundo para três mil litros por segundo.
– Vai ocorrer também um aumento considerável da qualidade de água tratada.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support