Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Colombo viaja ao Japão...

Colombo viaja ao Japão para assinar acordo de exportações de carne suína

porquinhosss

O governador Raimundo Colombo viaja nesta segunda-feira, dia 24, para Tóquio, onde será assinado o acordo de exportações de carne suína de Santa Catarina para o Japão. A missão sela a parceria histórica para o agronegócio catarinense. “Nós já vendemos carne de frango para o Japão, então as estruturas de logística, venda e marca já estão lá estabelecidas e muito consolidadas. Agora, com a carne suína liberada, vamos ter um crescimento muito grande, uma revolução nesse setor da nossa economia. Talvez a melhor notícia que nós temos nos últimos 20 anos para o setor”, destaca o governador, lembrando que as empresas catarinenses já estão dinamizando suas plantas.

De acordo com o governador, 80 dos maiores compradores japoneses de carne suína já confirmaram a presença na reunião com o governo e empresários de Santa Catarina. O encontro será no dia 28 de junho.

> Rádio Secom: Ouça a entrevista do governador sobre a exportação da carne suína

Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Das 800 mil toneladas produzidas por ano no Estado, o mercado internacional consome cerca de 200 mil toneladas (25%). Os maiores compradores são Rússia (30% das vendas catarinenses), Ucrânia (23%), Cingapura (7%), Argentina (7%) e, mais recentemente China (desde 2011) e Estados Unidos (2012). O Japão é a mais nova conquista. A abertura do mercado japonês foi confirmada em maio e a expectativa é de que os primeiros embarques catarinenses ocorram no segundo semestre de 2013.

O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano (em equivalente a carcaça). A expectativa do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, é de que, no primeiro ano, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, número que deverá aumentar consideravelmente nos próximos anos. Ele acrescenta que o Japão paga muito bem porque compra cortes prontos para o consumo, o que agrega valor ao produto final.

Na programação da viagem, estão os seminários “Brasil-Japão: Parceria Global para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, com lideranças do governo japonês e do governo federal brasileiro; e “A Carne Suína de Santa Catarina/Brasil no Japão”, promovido pela Fiesc e que terá a participação de empresas catarinenses.

Status diferenciado

Santa Catarina é o único Estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. Historicamente, os japoneses só importavam carne suína quando todo o país de origem possuía o status de área livre de aftosa, mas foi aberta uma exceção para SC, diante da qualidade do trabalho sanitário – o governo catarinense mantém uma barreira sanitária em cada fronteira do Estado (são 67 em operação atualmente). A última ocorrência de febre aftosa em Santa Catarina foi em 1993. O Estado suspendeu a vacinação em 2001 e, em 2007, garantiu a certificação com área livre de febre aftosa sem vacinação, emitida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Negócios no exterior

Esta é a sexta viagem de Colombo para o exterior desde o início do governo. Em maio deste ano, o governador esteve na Europa para encontro com diretores da BMW, na Alemanha, e com dirigentes da Red Bull, na Áustria.

Em 2012, foram duas missões: uma para a Ásia (onde foram visitadas empresas e representantes do governo do Japão e da China) e uma aos Estados Unidos, onde Colombo visitou o Bank of América, reduzindo as taxas de juros de transações financeiras anteriores promovidas pelo Governo do Estado.

Em 2011, foram outras duas missões: uma para Europa, onde o governo iniciou tratativas com a BMW, e outra para Japão e Coreia do Sul, onde o governo fez encaminhamentos para liberação da carne suína catarinense e para a implantação no Estado de empresas como a LS Mtron, fabricante coreana de tratores.

Comitiva

A comitiva catarinense, que viaja nesta segunda, dia 24, para o Japão e retorna ao Estado no domingo, dia 30, é composta por:

Comitiva
Raimundo Colombo – Governador
João Rodrigues – Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca
Enori Barbieri – Presidente da Cidasc
Roni Tadeu Naschenveng Barbosa – Diretor de Defesa Agropecuária
Moacir Sopelsa – Deputado Estadual
José Milton Scheffer – Deputado Estadual
Neuri Antonio Santhier – Vice-prefeito de Concórdia
Major Rogério Vanderlino Vidal – Ajudante de Ordens
Fabiana Staudinger – Diretora de Missões Internacionais
Guilherme Bez Marques – Gerente de Missões Internacionais
Claudio Thomas – Diretor de Imprensa Secom
Alexandre Lenzi – Jornalista Secom
Antônio Carlos Mafalda – Fotógrafo Secom
Airton Fernandes – Cinegrafista Secom

Iniciativa Privada
Dilvo Casagranda – Aurora Alimentos
Losivanio Luiz de Lorenzi – Presidente ACCS
Patrícia Gomes dos Santos – Jornalista Acaert
Estela Benetti – Jornalista do Grupo RBS
Alexandre de Mendonça – Jornalista do Grupo RIC Record
Luiz Carlos Prates – Jornalista do Grupo SBT
Rolando Christian Sant’Helena – Jornalista da ADI
Luiz Fernando Arzua Bond – Diretor Editorial da Adjori

Mais informações

Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o jornalista Alexandre Lenzi no (48) 8843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa, no Portal do Governo do Estado.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.
Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support