Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Colombo trata de acordos...

Colombo trata de acordos comerciais em reunião com embaixador do Brasil na Rússia

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu, nesta segunda-feira, com o embaixador  do Brasil na Rússia, Fernando Paulo de Mello Barreto Filho. O encontro, realizado na sede da embaixada, em Moscou, contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do direto-financeiro da Celesc, José Carlos Oneda, além dos diplomatas Rinaldo Junqueira de Barros, Miguel Griesbach Pereira Franco e do secretario Guilherme Belli. O embaixador, que está em Moscou há três meses, destacou a importância das relações comerciais entre a Rússia e o Brasil.

Foto: Cláudio Thomas/Secom

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Rinaldo de Barros, que atua na área da agricultura da embaixada, disse que Santa Catarina responde por 11% das exportações brasileiras para a Rússia, com as vendas de carnes suína e aves e também de fumo. “Santa Catarina oferece o melhor serviço de vigilância sanitária do Brasil”, ressaltou.

O governador lembrou que o Estado conta com 65 barreiras de proteção sanitária nas divisas com o Rio Grande do Sul e o Paraná e esse trabalho, segundo Colombo, garantiu a conquista do mercado japonês para a carne suína catarinense. Raimundo Colombo se comprometeu a receber uma missão para fortalecer o mercado de exportações de carne suína para a Rússia, hoje considerado inconstante. Barreto Filho ressaltou que as empresas brasileiras precisam ser ágeis em responder aos questionamentos apresentados pelos russos.

O ministro-conselheiro Miguel Pereira Franco pediu o apoio do governo catarinense para o encontro sobre segurança alimentar, previsto para 2014 na Rússia, principalmente pelo sucesso da sustentabilidade nas propriedades rurais catarinenses.

Raimundo Colombo disse que a Epagri estará à disposição para cooperar com a embaixada, porque conta com excelência nas pesquisas sobre maçã, pera, uva e na produção de vinhos nas regiões de altitude e de leite, entre outros produtos.

O embaixador Barreto Filho afirmou, ainda, que os russos têm interesse em investir em ferrovias no Brasil. Colombo afirmou que existem projetos previstos para Santa Catarina. A linha que ligará o Oeste ao Litoral, já denominada de ferrovia do frango, e a litorânea, para interligar os portos de Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba. O projeto dessa última, de acordo com o governador, deve ser apresentado em até 30 dias. As outras duas são linhas que vem do Centro-Oeste, passando por Chapecó, e a revitalização da ferrovia paralela à BR-116, no Norte catarinense.

Os diplomatas destacaram, ainda, o interesse dos russos em investir em uma fábrica de sapatilhas para balé e do Uzbesquistão em atrair técnicos para atuar em escolas de futebol de campo.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o diretor de imprensa Cláudio Thomas, que acompanha o governador. O celular do diretor é (48) 99161-6455. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support