Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Colombo autoriza investimento em...

Colombo autoriza investimento em sistema de esgoto e encerra o Ciclo de Palestras em Concórdia

ciclo de palestras 20160217 2049863010

Na noite de terça-feira, 16, o governador Raimundo Colombo esteve em Concórdia para a entrega da ordem de serviço para o início das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário da Casan e para encerrar o Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina. O evento foi realizado no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos.

Com um investimento de R$ 40,5 milhões, serão 55,6 quilômetros de rede, que vão permitir 2.996 ligações domiciliares nos bairros Centro, Nações, Floresta, Guilherme Reich, Imigrantes, Imperial, Jardim, Liberdade e Sunti. O projeto contará ainda com duas elevatórias e uma estação de tratamento com capacidade de 60 litros por segundo de vazão. A previsão para o término é de 48 meses.

“As obras começam imediatamente, e todos os processos de licenças ambientais, de concorrência pública e de financiamento já foram realizados. É um investimento muito importante, pois se trata da saúde das pessoas. Sem saneamento, muitas outras doenças são transmitidas, afetando diretamente a qualidade de vida e o índice de desenvolvimento humano de uma cidade tão importante como Concórdia”, disse Colombo.

O presidente da Casan, Valter Gallina, reiterou que há uma busca incansável para levar Santa Catarina ao 4º lugar do Brasil em saneamento básico. “Nosso estado já é o melhor do país em vários aspectos, inclusive qualidade de vida, e vamos melhorar na questão de sanidade básica. Temos R$ 1,8 bilhão para investir em obras até 2018 e passar de 17% para 49% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto”, disse.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Fábio Ferri, lembra que, na primeira etapa, os investimentos serão de 61% do PAC2, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF) e 39% da Casan. “No final das obras, 25 mil habitantes serão beneficiados e o município terá 45% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto”, ressalta.

Também acompanharam o ato o secretário executivo de Assuntos Estratégicos, Cesar Souza, e os secretários de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e do Planejamento, Murilo Flores, prefeito de Concórdia, João Girardi, autoridades locais e regionais.

Palestra

Aproveitando a oportunidade, o governador Raimundo Colombo ministrou a palestra de encerramento do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina. Os encontros do ciclo tiveram início em setembro de 2015 e abordaram assuntos como educação, saúde, infraestrutura, planejamento entre outros. Durante o evento, também foram entregues os diplomas de participação.

Durante sua fala, o governador abrangeu algumas situações locais e nacionais, entre elas os ajustes fiscais. “Não subimos nenhum imposto e nem vamos subir. O nosso papel é que nenhuma empresa feche as portas”, avalia.

O ciclo de palestras cumpriu com o objetivo, levar o governo mais perto das pessoas, ocupando as regiões para atender a comunidade. A média de participantes dos encontros chega a 200 pessoas. Para o secretario executivo, desta forma, a ideia foi concretizada. “Estamos contentes com a participação da sociedade. Conseguimos atingir e conversar com diversos segmentos, entendendo as necessidades”, conclui Ferri.

Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br  
Telefone: (48)  3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

Dalva Paznoncelli Pichetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia
E-mail:  ascom@cda.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3482-6007 / (49) 9125-5924
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrconcordia