Colombo participa da posse dos novos membros da classe contabilista de Santa Catarina
O governador Raimundo Colombo participou na noite desta sexta-feira, 14, da solenidade de posse dos conselheiros e diretorias do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRCSC e da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina – Fecontesc. O evento ocorreu no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, e contou com a presença do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e de outras autoridades.
Foto: Neiva Daltrozo/Secom
“O contador é um agente importante na sociedade. Ele organiza, tem um nível de confiabilidade das pessoas e cumpre um papel formidável. Santa Catarina tem um grupo qualificado e eficiente no Estado, por isso, somos referência para o Brasil”, disse o governador.
Colombo ainda falou sobre desenvolvimento, relatando que a Confederação Nacional das indústrias apontou Santa Catarina como o Estado que mais gerou empregos no Brasil. “Estamos crescendo muito, e bem acima da média nacional. Geramos 20 mil novos empregos, ficando na frente de São Paulo. Este crescimento nos agrada muito. É importante ver os valores, a forma como isso é feito e ainda o papel do contador nesse processo”.
Os novos membros do conselho e da diretoria do CRCSC foram eleitos para o biênio 2014/2015, e o contador Adilson Cordeiro foi eleito para o cargo de presidente, dando continuidade ao mandato por mais dois anos. Já os membros da Fecontesc vão atuar na gestão de 2014/2017 e terão como presidente o contador Tadeu Oneda.
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, iniciou seu discurso destacando que as duas solenidades de posse ocorreram no mesmo dia, devido ao forte laço entre as instituições. “Isso é fruto de um bom relacionamento, com chapas únicas e comprometidas, que mostram a união da nossa classe contábil estadual”. Ele pediu às autoridades que estavam presentes, para que olhem e valorizem os profissionais da contabilidade. “São eles que orientam, fiscalizam, controlam e protegem. A contabilidade é a principal arma de defesa de todos nós”, conclui.
O CRCSC foi criado em 1946, por determinação do Conselho Federal de Contabilidade. Na época, existiam apenas duas associações de profissionais da contabilidade no Estado, uma em Florianópolis, outra em Blumenau. A diretoria é responsável por planejar a gestão orçamentária, administrativa e financeira da entidade. Cabe a ela elaborar a proposta orçamentária e autorizar a abertura de créditos adicionais, aprovados pela Câmara de Controle Interno, além de deliberar sobre modificações administrativas e operacionais necessárias à administração.
O ex-presidente da Fecontesc, Rodolfo Grosskopf, contou que três anos de mandato passaram muito rápido. “Os dois objetivos principais são educação continuada e valorização da profissão. Assim como o pai que vê o filho crescer, tenho muito orgulho da Fecontesc e o que ela representa para a classe contábil catarinense”.
A Fecontesc foi fundada em 1977, com objetivo de representar os Sindicatos de Contabilistas junto às autoridades administrativas, legislativas e judiciais e servindo, também, como elo entre os Contabilistas e a Sociedade. É uma entidade de classe sem fins lucrativos. Suas receitas são provenientes de 15% da contribuição sindical. Sua base é composta por 22 sindicatos, abrangendo a maioria do território catarinense, representando aproximadamente 16 mil profissionais. Possui sede própria em Florianópolis e sede administrativa em Joinville.
“É uma grande honra dirigir uma entidade com 22 sindicatos filiados e um universo de 20 mil profissionais, que sempre esteve à frente das revindicações da classe contábil catarinense, na busca incansável pelo melhor para todos”, enalteceu o presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC