Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Em Brasília, Colombo negocia...

Em Brasília, Colombo negocia aumento de subvenção do seguro agrícola para produtores

O governador Raimundo Colombo garantiu, nesta quarta-feira, dia 21, em Brasília, os encaminhamentos necessários para que os produtores de soja e de milho de Santa Catarina passem a ter a mesma subvenção agrícola oferecida aos agricultores do Rio Grande do Sul e do Paraná (que hoje é de 60%). O pedido foi apresentado em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, que se prontificou a resolver a questão.

Foto Antônio Carlos Mafalda/Secom

Colombo explicou que Santa Catarina é um grande consumidor de milho e de farelo de soja em suas cadeias produtivas de suínos, aves e leite e que o Governo do Estado, em parceria com a iniciativa privada, está fazendo um grande esforço para aumentar a produção de milho no Estado, visando dar sustentabilidade às cadeias de produção de proteína animal. Além disso, Santa Catarina apresenta grande vulnerabilidade climática.

No entanto, todos os produtores de soja e parte dos produtores de milho de SC tinham sido prejudicados com a redução da subvenção ao prêmio do seguro rural (PSR) de 50% para 40%, enquanto no RS e no PR o percentual pago pelo governo é de 60%. A diferença havia sido justificada pelo governo federal diante do fato de SC ter uma produção de grãos inferior a dos estados vizinhos. Mas o governador Colombo destacou que o PSR é fundamental para incentivar a produção e manter a viabilidade do setor agropecuário, inclusive com o aproveitamento da grande oportunidade que surgiu neste ano com a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense. Por isso, solicitou a equiparação da subvenção para os mesmos 60% pagos nos estados vizinhos.

“O seguro é um componente fundamental para as lavouras e um subsídio maior estimula o aumento da produção. Santa Catarina é um importador de grãos porque nós temos a maior indústria de transformação do Brasil. Então, nós temos que aumentar a produção, tanto em produtividade como em novas áreas. E a questão do seguro é essencial para dar segurança e estímulo aos novos produtores e aos atuais”, destacou Colombo.

Também participaram da audiência o secretário executivo de Articulação Nacional, João Matos; o presidente da SC Parcerias, Paulo da Costa; e o deputado federal Rogério Peninha Mendonça.

Ouça e baixa a entrevista com o governador:

  Baixar áudio

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o jornalista Alexandre Lenzi, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 98843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support