Governador Raimundo Colombo encerra Ciclo de Palestras Estratégicas em Brusque
O governador Raimundo Colombo concluiu nesta segunda-feira, 17, o Ciclo de Palestras Estratégicas de Brusque, no Vale do Itajaí. O evento é promovido pelo Governo do Estado, em parceira com o Sebrae e com a Fundação Escola de Governo (ENA).
Foto: James Tavares / Secom
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Colombo enfatizou que promover um debate, buscar mais a participação das pessoas e discutir melhor os temas são objetivos principais do ciclo de palestras. “Também queremos definir, com maior participação das pessoas, as prioridades do governo. Tudo isso também no campo institucional sobre os desafios que teremos pela frente”.
Durante palestra, o governador destacou a importância em efetuar os pagamentos em dia para que movimente a economia. “Se deixamos de pagar os funcionários e fornecedores ou de repassar recursos para uma instituição, começamos a administrar conta e a andar para trás. Se paralisa uma obra, deixamos de injetar dinheiro no mercado, e isso compromete a imagem”.
O governador falou sobre a atual situação econômica de SC em comparação com os demais estados brasileiros. “Temos uma situação econômica um pouco melhor que a maioria dos estados do Brasil e o setor público bem equilibrado”.
Exemplificou o câmbio de moedas estrangeiras, o agronegócio, o setor moveleiro e o turismo. “O câmbio é um setor que favorece Santa Catarina, que ao longo dos anos se desenvolveu na área da exportação e se tornou bem competitiva. No agronegócio, estamos com uma situação melhor devido à alta do dólar. Tivemos uma safra boa, os produtos no mercado externo estão valorizados e, com isso, conseguimos aumentar o volume da produção. O mesmo ocorre com o setor moveleiro e de papel. Com a baixa nas viagens para o exterior, o turismo interno se fortalece, o que ajuda no PIB do turismo catarinense”.
Foto: James Tavares / Secom
O Painel SC, programa criado por próprios técnicos do Governo, também foi apresentado ao público. O sistema permite o acompanhamento de todos os projetos em execução pelo Estado, por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e do Pacto por Santa Catarina. No programa, disponível na internet, é possível acompanhar todas as obras com descrição, fotos, definição de fonte de recursos, pagamentos e o andamento. Não só os gestores, mas também os cidadãos podem baixar um aplicativo ou fazer o monitoramento pela internet, no www.painelsc.sc.gov.br.
As palestras
Dividido em quatro encontros em cada município, o ciclo debate ações e metas do Governo do Estado junto à comunidade. Temas como infraestrutura urbana, saúde, educação, energia, segurança e desenvolvimento regional são abordados pelos secretários estaduais e seus representantes e, no último encontro, o governador faz a sua apresentação.
Em Brusque, foram quatro palestras que ocorreram nos dias 13, 20 e 27 de julho e 10 de agosto, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), com oito eixos a exemplo de Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil, Desenvolvimento Regional, Energia Elétrica, Saúde, Segurança Pública, Educação e Mobilidade Urbana. Os encontros, que reuniram cerca de 500 pessoas, tiveram até duas temáticas abordadas por noite, seguidas de debates.
Participaram dos encontros empresários, prefeitos, vereadores, secretários municipais, autoridades militares e entidades representativas de Brusque e região. Também marcaram presença membros de sindicatos patronais, universidade, associação empresarial, associação das micro e pequenas empresas, Crea, CDL e Sindilojas.
Informações adicionais para a imprensa
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/9116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC