Colombo encerra Ciclo de Palestras em Curitibanos
Na presença de aproximadamente 180 pessoas, a edição da Regional de Curitibanos do Ciclo de Palestras de Assuntos Estratégicos de Santa Catarina foi encerrada pelo governador do Estado, Raimundo Colombo. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, 15, no auditório da Câmara de Vereadores. Dividido em quatro encontros, o ciclo debate ações e metas do Governo do Estado junto à comunidade.
“Esses encontros têm o objetivo de promover um debate, buscar mais a participação das pessoas e discutir melhor os temas. É essencial a grande participação da comunidade para discutir as prioridades do governo e os desafios que teremos pela frente”, destacou Colombo.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Os ajustes fiscais e a previdência também foram destaques durante a palestra do governador. “Não subimos nenhum imposto e não vamos subir. O nosso papel é ajudar e fazer com que nenhuma empresa feche as portas. No final do ano passado, conseguimos aprovar o projeto de Previdência Complementar para novos servidores públicos do Estado. Com isso, vamos conseguir equilibrar as contas”, destacou Colombo.
O governador ainda falou sobre os desafios de 2016. “O ano será complicado e não podemos correr dele. Devemos continuar trabalhando até encontramos nosso espaço. Acredito ainda que será o ano da mudança e que será muito importante para o Brasil”, afirmou.
Sobre o aumento do dólar, o governador enalteceu a importância para Santa Catarina. “O câmbio é um setor que nos favorece, pois ao longo dos anos nosso estado se desenvolveu na área da exportação e se tornou bem competitivo. Os setores moveleiro e de papel vão retornar forte com a alta do dólar”, explicou.
Segundo Colombo, uma mudança necessária é na legislação: “Precisamos reformular a legislação. São muitos órgãos criados aumentando a burocracia. Um processo na justiça leva anos para desenrolar, por exemplo”.
Também foi apresentado o Painel SC. O sistema foi criado por técnicos do Governo e permite o acompanhamento de todos os projetos em execução pelo Estado, por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) e Programa Pacto por Santa Catarina. Pela internet, é posível acompanhar todas as obras com descrição, fotos, definição de fonte de recursos, pagamentos e andamento dos trabalhos. Não só os gestores, mas os cidadãos podem baixar o aplicativo ou fazer o monitoramento pelo www.painelsc.sc.gov.br.
Ciclo
Em Curitibanos, foram quatro palestras, que ocorreram nos dias 10, 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro, com seis eixos a exemplo de Agricultura, Energia, Saneamento Básico e Desenvolvimento Regional. Os encontros, que reuniram cerca de 130 pessoas em cada dia, tiveram até duas temáticas abordadas por noite, seguidas de debates.
Participaram dos encontros, empresários, prefeitos, vereadores, secretários municipais, autoridades militares e entidades representativas de Curitibanos e região. Também marcaram presença membros de sindicatos, universidades, associação empresarial, associação das micro e pequenas empresas e associação agropecuária.
Além da presença do governador, o encerramento contou com a participação do secretário executivo de Assuntos Estratégicos, Cesar Souza.
Leia também:
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC