Colombo acompanha trabalho para recuperar estragos causados por chuva de granizo em Lages
O governador Raimundo Colombo se reuniu, às 7h30min, desta terça-feira, 14, com o prefeito de Lages, Elizeu Mattos, secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e outras autoridades na prefeitura do município, para avaliar os danos causados pela chuva de granizo que atingiu a cidade na segunda-feira, 13. Com base nos dados levantados até o momento, serão firmadas parcerias entre estado e município para auxiliar as famílias prejudicadas. Ainda pela manhã, o governador visita locais danificados, como o Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva.
Fotos: Cláudio Thomas/Secom
Colombo chegou à Lages ainda na segunda, por volta das 23h, e foi direto para a prefeitura para se encontrar com várias lideranças e traçar estratégias para contornar os problemas. Ainda não há uma dimensão exata dos prejuízos causados pelo fenômeno meteorológico, mas já se sabe que mais de 100 mil pessoas foram atingidas.
“Vim prestar solidariedade, pois sei o quanto é difícil conviver com uma situação dessa magnitude. Nossa missão é ajudar a cidade a se restabelecer, e é fundamental mantermos um diálogo constante para que haja eficiência”, disse o governador, após ver fotos e ouvir relatos da catástrofe na noite de segunda.
O radar meteorológico de Lontras chegou a registar a formação do tufão, mas a chuva de granizo começou a cair apenas três minutos depois, neutralizando qualquer ação preventiva junto à população. Centenas de imóveis e veículos sofreram danos. O granizo destruiu árvores, perfurou telhados e vidraças de residências, escolas, universidades e hospitais e danificou automóveis.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, está coordenando o trabalho dos órgãos da Segurança Pública (Corpo de Bombeiros, Polícias e Exército). Segundo ele, a previsão de tempo bom facilitará os trabalhos. “Tem muita gente envolvida no processo, e pedimos que a população colabore, seguindo as orientações que repassarmos através dos canais de comunicação, para que a situação se resolva o mais rápido possível”, diz o secretário.
Aproximadamente 200 rolos de lona foram distribuídos para milhares de pessoas durante a noite, e mais caminhões abastecidos chegarão pela manhã. Os estoques de telha das lojas de materiais de construção esgotaram-se em poucas horas. Novas remessas já foram encomendadas.
Informações adicionais
Fabio Ramos
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: fabio@lgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1727