Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Colombo abre Congresso dos...

Colombo abre Congresso dos Consumidores da Celesc

O governador Raimundo Colombo fez a palestra de abertura do 3º Congresso dos Consumidores da Celesc, na noite desta quarta-feira, 16/10, em Florianópolis. O evento é uma promoção do Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel) e ocorre até sexta, 18/10, junto ao 15º Fórum Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica e o 2º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Sul, no Centro de Convenções da Fiesc. 
 
Colombo destacou o papel dos conselheiros em garantir a participação da sociedade no processo de gestão dos órgãos públicos. “A gestão pública corre o risco de se isolar e é fácil achar que se está fazendo tudo certo e que as pessoas estão sendo bem atendidas. Os conselhos têm um papel muito importante na integração entre os consumidores e os gestores, ajudando a apresentar os pleitos da sociedade, buscando e promovendo a participação da população”, disse. 
 
Foto: Jaqueline Noceti/Secom
 
O Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel) é um órgão consultivo voltado para a análise e a avaliação das questões ligadas ao fornecimento de energia, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. É formado por representantes de todas as classes de consumo (indústria, comércio, poder público, rural, cooperativas e residencial). A atuação dos conselheiros é de caráter voluntário e não remunerada.
 
Na abertura do seminário, Colombo foi recebido pelo presidente do Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel), Paulo Henrique Simon; pelo presidente da Celesc, Cleverson Siewert; e pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. Simon lembrou que o Conccel foi criado quando Colombo era presidente da Celesc, no início da década de 1990. O agora governador foi homenageado com uma placa comemorativa.
 
Glauco Côrte, da Fiesc, ressaltou a importância de aumentar a oferta de energia para manter os preços competitivos diante da demanda cada vez mais crescente. Ele citou estudos do governo dos Estados Unidos que apontam que o consumo mundial de energia vai aumentar em mais de um terço até 2020, com a maior parte dessa nova demanda vindo dos países em desenvolvimento.
 
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, defendeu que a energia precisa ser vista como um fator para o desenvolvimento econômico e social. Ele destacou a importância do seminário que está sendo realizado em Florianópolis como uma oportunidade para “disseminar boas práticas realizadas em todo o país”. Nesta quinta-feira, dia 17/10, às 18h15, Siewert volta ao evento para falar sobre o atual modelo de gestão da Celesc.
 
Veja aqui a programação completa do evento.
 
Leia também:
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support