Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Colombo abre Congresso dos...

Colombo abre Congresso dos Consumidores da Celesc

O governador Raimundo Colombo fez a palestra de abertura do 3º Congresso dos Consumidores da Celesc, na noite desta quarta-feira, 16/10, em Florianópolis. O evento é uma promoção do Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel) e ocorre até sexta, 18/10, junto ao 15º Fórum Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica e o 2º Encontro dos Conselhos de Consumidores da Região Sul, no Centro de Convenções da Fiesc. 
 
Colombo destacou o papel dos conselheiros em garantir a participação da sociedade no processo de gestão dos órgãos públicos. “A gestão pública corre o risco de se isolar e é fácil achar que se está fazendo tudo certo e que as pessoas estão sendo bem atendidas. Os conselhos têm um papel muito importante na integração entre os consumidores e os gestores, ajudando a apresentar os pleitos da sociedade, buscando e promovendo a participação da população”, disse. 
 
Foto: Jaqueline Noceti/Secom
 
O Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel) é um órgão consultivo voltado para a análise e a avaliação das questões ligadas ao fornecimento de energia, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. É formado por representantes de todas as classes de consumo (indústria, comércio, poder público, rural, cooperativas e residencial). A atuação dos conselheiros é de caráter voluntário e não remunerada.
 
Na abertura do seminário, Colombo foi recebido pelo presidente do Conselho dos Consumidores da Celesc (Conccel), Paulo Henrique Simon; pelo presidente da Celesc, Cleverson Siewert; e pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. Simon lembrou que o Conccel foi criado quando Colombo era presidente da Celesc, no início da década de 1990. O agora governador foi homenageado com uma placa comemorativa.
 
Glauco Côrte, da Fiesc, ressaltou a importância de aumentar a oferta de energia para manter os preços competitivos diante da demanda cada vez mais crescente. Ele citou estudos do governo dos Estados Unidos que apontam que o consumo mundial de energia vai aumentar em mais de um terço até 2020, com a maior parte dessa nova demanda vindo dos países em desenvolvimento.
 
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, defendeu que a energia precisa ser vista como um fator para o desenvolvimento econômico e social. Ele destacou a importância do seminário que está sendo realizado em Florianópolis como uma oportunidade para “disseminar boas práticas realizadas em todo o país”. Nesta quinta-feira, dia 17/10, às 18h15, Siewert volta ao evento para falar sobre o atual modelo de gestão da Celesc.
 
Veja aqui a programação completa do evento.
 
Leia também: