Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Colégio Industrial de Lages...

Colégio Industrial de Lages resgata meio século de história

colegio industrial lages 20150319 1599537466

A Escola de Educação Básica Industrial de Lages, o Colégio Industrial, ultrapassa meio século de vida consolidada como uma das principais instituições de ensino da Serra Catarinense. E ao comemorar 51 anos em grande estilo, já que neste momento recebe investimentos de R$ 5,6 milhões do Governo do Estado em obras de reforma e ampliação, resgata uma história rica e cheia de capítulos, mas perdida no tempo.

Considerando uma média de mil estudantes por ano (atualmente são 1.050 no ensino regular e mais 600 nos cursos técnicos), pode-se afirmar que o Colégio Industrial já formou mais de 50 mil alunos ao longo de sua existência. Pessoas que se tornaram profissionais de sucesso em diversos setores, especialmente na indústria.

Mas à exceção do tradicional prédio azul localizado na Avenida Dom Pedro II, no Bairro Vila Nova, e inaugurado em 16 de março de 1964 pelo então governador do Estado, o lageano Celso Ramos, toda essa gente perdeu as referências históricas sobre o Industrial.

As araucárias plantadas pelos próprios alunos há algumas décadas e os três murais do artista plástico Martinho de Haro, natural de São Joaquim e um dos mais conceituados representantes do movimento modernista no Brasil, sobreviveram ao tempo e permanecem imponentes. Todo o restante, porém, está só na lembrança de quem viveu o Industrial.

A boa notícia é que essas memórias estão prestes a ser materializadas. Ao abordar a qualificação do trabalho da mulher na Serra Catarinense em sua dissertação de mestrado, o advogado e consultor de empresas Ilson Barros, de 56 anos, se deparou com quase nada de registros históricos acerca do Industrial, onde muitas mulheres trabalharam neste meio século. E na condição de ex-aluno e ex-professor do colégio, Ilson decidiu agir.

Em parceria com o diretor Armando José Duarte e outros professores, além da esposa Neusa Barros, ex-diretora da escola, Ilson busca materiais que resgatem o que se passou no Industrial. Documentos, fotos, reportagens, objetos, livros. Tudo que remeta ao colégio é útil.

Paralelamente, Ilson vai gravar depoimentos de ex-alunos, ex-professores e pessoas que fazem parte dessa história a fim de enriquecer o acervo. A proposta é produzir um audiovisual em DVD e um livro sem direitos autorais para que possa ser editado e ampliado a qualquer momento, disponibilizando o conteúdo a escolas, bibliotecas e museus. Também é planejada a criação do museu do Industrial, oferecendo à comunidade escolar o contato com o material.

O Industrial é referência no Estado e muita gente passou por aqui. Mas vários documentos foram extraviados e danificados ao longo do tempo, e precisamos resgatar essas histórias. Temos vínculo familiar e carinho por esse colégio, pois faz parte de nossas vidas”, diz Ilson.

Lançamento do projeto ocorrerá nesta sexta-feira

O lançamento do projeto será nesta sexta-feira, dia 20, às 19h30min, no auditório do Industrial. O evento será aberto ao público, e qualquer pessoa que tiver materiais que possam ajudar no resgate histórico da escola poderá levar sua contribuição, seja por doação ou empréstimo.

Em se tratando de fotos, principalmente, o ideal é que estejam identificadas com o máximo possível de informações, como nomes das pessoas, data e ocasião do registro. As imagens também podem ser enviadas por e-mail.

Contatos pelos endereços ilsonbarros@phdconsultores.net e neusabarros@phdconsultores.net ou pelos telefones (49) 3224-0017, 8427-5901 e 9929-3661.

{article Pablo Gomes – SDR Lages – Assinatura}{text}{/article}