Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Colegiado vai analisar políticas...

Colegiado vai analisar políticas de combate às drogas na região de Jaraguá do Sul

Os prefeitos e gestores da região de Jaraguá do Sul vão se reunir na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul nesta quarta-feira, 19, a partir das 14h, para a eleição do Colegiado Gestor Regional do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. “Queremos que Santa Catarina seja referência no enfrentamento às drogas. Estamos trabalhando para que isso seja possível. E o apoio dos municípios é muito importante”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

O grupo gestor será composto por 15 municípios. Três deles são de grande porte; quatro de médio porte e outros oito de pequeno porte. Os critérios utilizados foram baseados no tamanho dos municípios, na proximidade com a fronteira marítima, acesso viário, serviços ofertados, circulação de pessoas, índices de criminalidade e por tratar-se de região metropolitana.

O colegiado gestor regional será responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.

O colegiado eleito da mesorregião de Jaraguá do Sul será empossado na Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Jaraguá do Sul, que será realizada nos dias 25 e 26 de junho, no auditório da Sociedade Cultural Artística.

A oficina regional de Jaraguá será a segunda de sete oficinas que serão realizadas no Estado até o final de 2013. Os técnicos que participarem das Oficinas Regionais vão definir as prioridades que devem fazer parte do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. O Plano será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participam do evento e possuem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas.  

Foram convidados para participar das oficinas os técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; Conselhos tutelares, Conselhos de segurança, Conselhos municipais antidrogas (Comads); Fundações; Comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de escolas particulares e de entidades socioeducativas e prisionais; além da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Assistência social – Na Assistência Social a atuação no enfrentamento às drogas ocorre por meio dos 343 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos 86 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) num trabalho de orientação e encaminhamento junto às famílias. Também existem cinco Centros de Referências Especializados para Atendimento da População em Situação de Rua (Centro POP). O governo do Estado construirá mais 79 CRAS e 27 Creas até 2014. As obras integram o Pacto pela Proteção Social.

Serviço
O que? Eleição do Colegiado Gestor da Mesorregião de Jaraguá do Sul.
Quando? 19 de junho de 2013 às 14h.
Onde?  Sala de reuniões da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, localizada na rua Thufie Manfud, 155, centro.

Municípios participantes: Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luiz Alves, Pomerode, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Informações adicionais:
Luciane Lemos
(48) 3229-3753 ou 3229-3906
ascom@sst.sc.gov.br 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support