Colegiado Regional de Brusque realiza sua quarta reunião
Foto: Flavia Cunha/ADR Brusque
A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou nesta segunda-feira, 29, a quarta reunião do Colegiado Regional. O encontro engloba todos os órgãos estaduais presentes na região e visa debater e buscar soluções para as demandas apresentadas. “Além de dados precisos, as reuniões do Colegiado Regional nos proporcionam o encaminhamento de questões importantes em todos os setores. A cada novo encontro novas demandas são apresentadas e a busca por soluções envolve todos os órgãos através da troca de experiências. Hoje por exemplo tivemos boas notícias nas áreas de segurança pública e defesa civil”, relatou o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho.
Segurança Pública
A reunião iniciou com a apresentação do comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro, que mostrou algumas estatísticas de janeiro a abril de 2017, comparando com o mesmo período em 2016. Gomes Ribeiro destacou a taxa baixa de homicídios em Brusque, sendo três em 2016 e permanecendo o mesmo número neste ano. Segundo ele, está abaixo do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, que são 10 a cada 100 mil habitantes. “Está abaixo até de países mais desenvolvidos”, disse o comandante. O índice é fruto do eficiente trabalho em conjunto das Polícias Militar e Civil. A resolutividade dos casos de homicídios no município é de 90%.
Para o tenente coronel, hoje o grande problema são as drogas. O consumo de maconha e crack tem aumentado na cidade, o que tem preocupado a PM. “A droga é um problema social, de políticas públicas”, falou Moacir, que destacou também sua preocupação com o consumo e venda de drogas na Praça da Cidadania.
O tóxico alimenta a cadeia do crime, o que faz com que ocorrências como furto aumentem. No período de abril a maio de 2016 foram 168 casos e em 2017 já são 241. “É um problema que temos buscado soluções constantemente”, relatou o comandante.
Por outro lado, o índice de roubos baixou pela metade: de 72 no ano anterior para 34 em 2017. Segundo Gomes Ribeiro, isso se deve em grande parte ao trabalho de investigação e resolução dos casos desenvolvido pela Polícia Civil de Brusque.
O comandante Moacir Gomes Ribeiro também destacou os programas desenvolvidos pela PM na região, como o Programa de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou 30 mil crianças, e a Transitolândia, que já alcançou mais de 4 mil estudantes. Além disso, a PM atua na comunidade através do policiamento escolar nas saídas dos colégios, palestras nas escolas, rede de vizinhos, corrida rústica e a cartilha desenvolvida através do Conselho de Segurança (Conseg), que neste ano aborda o tema civismo.
O delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, informou que atualmente Brusque possui 98 mil veículos emplacados. Neste ano, a Polícia Civil já expediu 2.331 documentos e cerca de 5 mil boletins de ocorrências. De Faveri comunicou também que a Ciretran está trabalhando em tempo integral para atender a comunidade, sem fechar para almoço. O novo horário de atendimento ao público é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Defesa Civil
O coordenador regional da Defesa Civil no Vale do Rio Tijucas, Ricardo Ângelo Volpato, relatou que dos oito municípios da ADR Brusque, apenas Major Gercino ainda não possui Defesa Civil municipal. Ricardo também comunicou ao secretário executivo, Ewaldo Ristow Filho, que um geólogo se dispôs a elaborar um projeto de contenção da encosta localizada na “Curva do Santo Antônio”, na SC-408, entre São João Batista e Major Gercino. Nos próximos dias, o gerente de Infraestrutura da ADR, William Soares da Costa, acompanhará o profissional até o local para analisar a situação.
Também participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Cidasc, Fatma e Fazenda.
Informações adicionais para a imprensa:
Flavia Cunha
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque
E-mail: assecom@bqe.sdr.sc.gov.br
Fones: (47) 3251-8100 / 99240-4770
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrbrusque