Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Colegiado gestor de políticas...

Colegiado gestor de políticas sobre drogas é eleito na região de São Miguel do Oeste

Doze municípios da Mesorregião de São Miguel do Oeste foram eleitos para integrar o colegiado gestor regional de políticas públicas sobre drogas. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 4, no auditório da prefeitura. A previsão é de que os municípios sejam empossados durante a 1ª Oficina Regional de Mobilização de Políticas Públicas sobre Drogas, prevista para 16 e 17 de setembro, no Parque Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste.

Nesta quinta-feira, 5, ocorre a eleição do colegiado gestor da Mesorregião de Chapecó, a partir das 9h no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó.

Durante o encontro desta quarta-feira, 4, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, explicou sobre a construção do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. “O plano está sendo elaborado de forma regionalizada com a colaboração dos municípios, que conhecem a realidade local e podem apontar quais ações devem ser colocadas em prática”, afirmou.

O prefeito de São Miguel do Oeste, João Carlos Valar, destacou que o momento é de preocupação. “Estamos num corredor para o tráfico de drogas e isso deve ser considerado pelos prefeitos e gestores da região. Está na hora de barrarmos a ação dos traficantes que prejudica o nosso Estado”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste (SDR), Volmir Giumbelli, frisou que este é o primeiro passo conjunto das lideranças da região. “É um momento importante para os municípios se mobilizarem e encontrarem soluções conjuntas que atendam a necessidade da mesorregião”, disse.

O Colegiado Gestor Regional da Mesorregião de São Miguel do Oeste ficou formado pelos municípios de: São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Maravilha, Palma Sola, Paraíso, Dionísio Cerqueira, Campo Erê, Palmitos, Quilombo, Itapiranga, Bom Jesus do Oeste e Águas de Chapecó, podendo ser alterado até o evento regional.

O colegiado gestor regional é responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal. O encontro com os prefeitos precede as Oficinas de Mobilização Intersetoriais de Políticas Públicas sobre Drogas.

Estão previstas para este ano sete oficinas regionais para definir as prioridades de cada região para a elaboração do Plano. Os encontros já ocorreram em Florianópolis e Jaraguá do Sul. Além de Chapecó e São Miguel do Oeste, as demais oficinas estão previstas para os municípios de Lages, Joaçaba e Criciúma. A expectativa é de reunir 700 profissionais por encontro, com público estimado total de 4,9 mil profissionais.

Como iniciou 

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Participam do colegiado gestor estadual: a Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Alesc; as Secretarias de Estado da: Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST); Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança Pública; Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen); Casa Civil; Cruz Azul; Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Federação Catarinense de Comunidades Terapêuticas; Prefeitura de Florianópolis; Centro Cultural Escrava Anastácia; e Instituto Padre Vilson Groh.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação 
E-mail:  ascom@sst.sc.gov.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Telefone: (48) 9181-2626

Gisele Vizzotto 
Assessoria de Comunicação
SDR São Miguel do Oeste 
www.sge.sdr.sc.gov.br
(49) 3631-2901

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support