Colegiado de Proteção e Defesa Civil é criado nas SDRs de Maravilha e Palmitos
Para contribuir na construção de comunidades mais seguras, através do ensino, troca de experiências e vivências, visando à redução dos riscos de desastres, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil juntamente com as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha e Palmitos criaram, nesta quarta-feira, 16, o Colegiado de Proteção e Defesa Civil. O ato foi realizado no auditório da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), que também participa do colegiado.
O Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil tem como finalidade padronizar os procedimentos adotados diante de situações de possíveis desastres ou emergências; facilitar a criação e o incremento de diretrizes operacionais de defesa civil a serem seguidas por todos os integrantes do colegiado e difundir a doutrina de Defesa Civil entre todos os segmentos da sociedade.
Durante a abertura do evento o Coordenador Regional de Defesa Civil das SDRs de Maravilha e Palmitos, Rogério Golin, lembrou que o colegiado atenderá 22 municípios que fazem parte das duas Regionais. O coordenador frisa que o evento do dia 14 de julho, onde diversos municípios da região sofreram com as intensas chuvas e alagamentos, foi o impulsionador na criação deste colegiado. “Ter um colegiado formado facilitará os trabalhos de cada município para que, quando necessário, se possa agir com determinação e rapidez para que a população atingida seja de pronto atendida.”
O diretor de Prevenção da Secretaria de Estado de Defesa Civil major Fabiano de Souza destaca que a criação é motivo de orgulho, pois é o primeiro a ser consolidado e será exemplo para aplicação em todo o Estado. Segundo ele o município sozinho não tem condições de se reerguer em um momento de dificuldade, porém juntos todos serão mais fortes.
“A criação está se consolidando neste dia, pois sentimos a necessidade de nos momentos de normalidade nos prepararmos e praticarmos atitudes preventivas, para que no momento da anormalidade possamos superá-las com maior facilidade. A colaboração dos prefeitos nesse projeto foi fundamental para que hoje essa ação se consolide e possa ser colocada em prática para ajudar nossos municípios”, destaca o secretário regional de Maravilha Valci Dal Maso.
O colegiado
Entre as ações que serão realizadas por meio do colegiado está: avaliar e propor aos municípios associados medidas técnicas e administrativas que visem o bom funcionamento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil; oportunizar medidas que visem a melhoria da ação governamental dando indicativos aos municípios das obras e atitudes que podem ser tomadas para que no período de anormalidade os seus impactos sejam minimizados; buscar aperfeiçoamento técnico na área de defesa civil capacitando além dos coordenadores grupos de trabalho no municípios de todas as áreas para que trabalhem de forma sincronizada; buscar conscientizar a população em geral através de palestras sobre o tema; propor estudo de viabilidade da criação do consórcio de Defesa Civil para os municípios participantes e através das câmaras de vereadores elaborar lei de ajuda mutua a qual autorize os municípios a se auxiliar em momentos de anormalidade.
Durante o encontro foi realizada ainda a eleição dos componentes do colegiado, sendo que o presidente do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil será o coordenador municipal de Defesa Civil de Maravilha Valdecir Sartori. A primeira reunião oficial do colegiado está programada para o mês de outubro onde serão definidas as diretrizes de atuação.
Palestra
A tarde ainda contou com palestra do Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, que trouxe aos presentes informações sobre as ações da Defesa Civil no Estado. Entre as ações apresentadas Hobus destacou a construção das casas modulares um novo modelo de resposta rápida em casos de anormalidades; sobre-elevação de barragens de contenção de cheias e construção de outras barragens em diversos municípios e a construção do Centro de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina.
O Centro de Monitoramento contará com todo o sistema de proteção e defesa civil; Centro de Logística da Defesa Civil, que será responsável pela armazenagem de materiais como kits de assistência humanitária e lonas para situações de crise; Salas de treinamento; Emissão de Alertas; Operação de Controle de Cheias; Coordenação e Gestão de Desastres; Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, que atuam durante uma situação de crise; Planos de contingência; mapeamento de área de risco, de ação emergencial e, de ajuda mútua.
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Regional de Palmitos, Mário Alceu Peiter; do presidente da AMERIOS e prefeito de Caibi, Dilair Menin; diretor de Prevenção da Secretaria de Estado de Defesa Civil, Fabiano de Souza; prefeitos dos municípios das SDRs de Maravilha e Palmitos; equipe da SDR Maravilha; vereadores; secretários municipais e coordenadores municipais da Defesa Civil.
Informações adicionais para a imprensa:
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.sdrs.sc.gov.br/sdrmaravilha
Facebook: facebook.com/regional.maravilha