Colegiado de Governo elenca várias ações do Estado na regional de Itapiranga
Foto: Vandro Welter / Ascom ADR Itapiranga
A reunião do Colegiado de Governo reuniu na tarde de quarta-feira, 5, na ADR Itapiranga, várias gerências regionais de órgãos do Governo do Estado. Os representantes dos órgãos regionais e os seis gerentes da ADR enumeraram as principais atividades e ações desenvolvidas durante junho e entregaram esse relatório ao secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Claudir Larentis. O encontro mensal ainda serviu para apresentar índices positivos de Santa Catarina e dados administrativos ligados à descentralização administrativa do Governo por meio das ADRs.
De acordo com o secretário executivo, as reuniões mensais do Colegiado de Governo passaram a ser um importante meio para esclarecer dúvidas, encaminhar sugestões e fazer cobranças para atender demandas dos cinco municípios. Segundo ele, foram elencadas ações nas mais diversas áreas, como segurança pública, convênios, vistoria de obras, educação, saúde, agricultura, infraestrutura e planejamento regional. O secretário informou a preparação de novo processo licitatório visando a manutenção e melhorias na rodovia 163. Igualmente destacou vários índices positivos do Governo de Santa Catarina e que diferenciam o Estado dos demais da federação. Devido alguns questionamentos durante os últimos dias, também abordou números relativos ao quadro de servidores das ADRs.
Segundo Claudir Larentis, os números oficiais de maio demonstraram que nas 35 ADRs trabalham 1.737 servidores, sendo, 1.384 do quadro efetivo e 353 comissionados. Conforme ele, os cargos comissionados representam apenas 0,28% do total da folha com servidores do Estado de Santa Catarina. Larentis informa que na ADR Itapiranga atuam nove cargos comissionados e 24 servidores do quadro efetivo.
O gerente regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, participou da reunião do Colegiado de Governo e enfatizou o andamento, execução e algumas dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento de três projetos no campo agropecuário no âmbito da ADR. Trombetta citou o projeto piloto que prevê a recolha de animais mortos nas propriedades, a continuidade e adaptações no projeto de combate a Brucelose e Tuberculose e o projeto de compartimentação da avicultura.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}