Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Colegiado de Governo do...

Colegiado de Governo do Alto Vale do Itajaí reuniu-se em Ituporanga


Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

As Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama realizaram, na tarde desta segunda-feira, dia 23,  mais uma reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo. O encontro, que aconteceu em Ituporanga, tratou de temas importantes, principalmente ligados à segurança pública.

A abertura dos trabalhos foi feita pelo secretário anfitrião Elias Souza, que destacou que as reuniões conjuntas têm dado certo e que, com esforços focados em objetivos comuns, já é possível perceber resultados positivos. “Na última reunião, falamos da falta de vagas no sistema prisional e hoje já podemos anunciar a abertura da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Ituporanga, que está prevista para os próximos dias. Ela não vai resolver o problema definitivamente, mas dará um alívio muito grande”, revelou.

O comandante da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Aurora, Edson Luiz Conick Junior, foi o primeiro a fazer sua apresentação e divulgou um balanço de 2016, quando foram atendidos pelo posto 372 acidentes, com 605 veículos envolvidos, 226 pessoas feridas e 13 mortes. Ele revelou ainda que, para diminuir o número de acidentes, os 13 policiais têm atuado em operações de controle de velocidade, combate a embriaguez ao volante e outras infrações. Sobre as dificuldades enfrentadas, ele citou o baixo efetivo e apontou a necessidade de manutenção de alguns trechos de rodovias da região e a instalação uma balança para pesagem das cargas que passam pelo Alto Vale.

O comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Renato Abreu, falou que, hoje, a região conta com 249 policiais para atender quase 300 mil habitantes, mas garantiu que tem trabalhado para motivar os policiais, mostrando a importância do trabalho que realizam. “Nosso pessoal é abnegado e trabalhamos mais na prevenção para poder trabalhar menos na repressão. Para citar um exemplo, quase todos os dias fazemos apreensões de drogas que são fundamentais para diminuir a criminalidade”, disse.

Representando a Polícia Civil, o delegado regional Daniel Sclifo Zucon destacou números de atendimentos deste ano. Em 2017, as delegacias regionais de Rio do Sul e Ituporanga, que atendem os municípios do Alto Vale, registraram 1.348 inquéritos. 

Em sua fala, o secretário da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, destacou a abertura da UTI do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, que passa a receber pacientes no dia 20 de novembro. “Essa era uma cobrança da sociedade há quase sete anos e também motivo de discussão nas reuniões do Colegiado, então felizmente hoje podemos trazer essa boa notícia a todos”, comentou.

O secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, falou aos presentes para que não desistam de lutar pelo aumento de efetivo das forças na região, isto é, PM, bombeiros e Policial Civil. Ítalo ainda disse que todos devem reivindicar junto às autoridades competentes a urgente duplicação da BR-470 na região. Ao final, determinou-se que a próxima reunião do Colegiado será dia 13 de novembro, em Ibirama.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support