Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. CODESUL: governadores assinam projeto...

CODESUL: governadores assinam projeto com Banco Mundial para reforçar Defesa Civil nos quatro estados do grupo de cooperação

Fotos: Eduardo Valente / GOVSC

O governador Jorginho Mello reafirmou o protagonismo de Santa Catarina no cenário regional ao liderar, nesta quarta-feira, 23, a primeira reunião do ano do CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), realizada em Brasília. O encontro reuniu os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do vice-governador do Paraná, Darci Piana. A reunião de trabalho discutiu pautas estratégicas voltadas à integração regional, desenvolvimento econômico, infraestrutura e enfrentamento das emergências climáticas.

Um dos principais avanços do encontro foi a assinatura de um memorando de entendimento entre o CODESUL e o Banco Mundial, que viabiliza uma consultoria técnica no valor de US$ 1 milhão para apoiar a implantação de um sistema integrado de Defesa Civil entre os quatro estados. O objetivo é criar uma estrutura regional de resposta rápida a desastres naturais, com ações coordenadas em situações como enchentes, deslizamentos e tempestades – eventos cada vez mais recorrentes no Sul do país. E essa estrutura ficará sediada em Santa Catarina.

“Santa Catarina tem enfrentado eventos climáticos severos. Essa parceria com o Banco Mundial é um passo firme rumo à modernização da nossa Defesa Civil e à proteção das nossas comunidades”, destacou o governador Jorginho Mello.

Durante a reunião, o governador de Santa Catarina propôs a criação de uma central operacional compartilhada, com atuação articulada entre os estados. Para acelerar o projeto, anunciou que Santa Catarina está pronta para bancar, com recursos próprios, a contratação imediata da consultoria necessária para estruturar o modelo da central.

“Não podemos perder tempo. Santa Catarina dá o primeiro passo e, depois, os demais estados definem como farão o ressarcimento. O importante agora é tirar o projeto do papel e fazer acontecer”, reforçou.

Além da pauta climática, Jorginho Mello defendeu temas essenciais para o desenvolvimento de Santa Catarina. Ele cobrou investimentos urgentes em infraestrutura logística, defendeu a adesão ao Tratado Internacional Rodoviário (TIR) e apontou perdas significativas nas transferências federais, reiterando a necessidade de revisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O governador também voltou a defender a criação de um Fundo Constitucional de Financiamento exclusivo para as regiões Sul e Sudeste, como forma de garantir mais equilíbrio no pacto federativo e justiça na distribuição de recursos.

“Nos juntamos em assuntos comuns a todos e estamos notando já o ganho de escala, de velocidade e de foco real de investimento. Estamos fazendo isso para fortalecer o CODESUL, cada governador dentro da sua autonomia, mas somando força, e o CODESUL tem dado um retorno extraordinário pra nós”, acrescentou o governador Jorginho Mello.

A secretária do CODESUL-SC, Vânia Franco, também se mostrou otimista com o encontro. “Fiquei muito feliz com o evento, os governadores consolidaram ações e deram diretrizes para que o CODESUL alcance os próximos objetivos”, afirmou a secretária.

Segurança Pública

O encontro focou ainda nas ações de segurança pública nas fronteiras e no planejamento estratégico de longo prazo. A Comissão Permanente de Segurança Pública apresentou os resultados da bem-sucedida Operação Conjunta de Segurança Pública nas Fronteiras do CODESUL. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e coordenador da Comissão, Antônio Carlos Videira, um dos impactos positivos da ação integrada foi a apreensão de mais de 10 toneladas de drogas somente durante o carnaval deste ano.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAN

Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Nacional

Ver todos os posts