Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Codesul aprova estudo para...

Codesul aprova estudo para recriação da Sudesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) promoveu reunião na manhã desta quarta-feira, dia 18, em Porto Alegre, para tratar de medidas de promoção da região Sul, entre elas a recriação da Sudesul. O governador Raimundo Colombo, atual presidente do Codesul, participou do encontro por telefone, passando a coordenação da reunião para o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Também participaram representantes dos governos dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, além da diretoria do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A equipe técnica do BRDE realizou um estudo para embasar o projeto de recriação de um grupo dentro dos moldes da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul (Sudesul). A proposta é de que o grupo articule com o governo federal os investimentos nos três estados do Sul, principalmente em áreas como infraestrutura e logística.


Governador Raimundo Colombo participou da reunião pelo telefone. Foto: Neiva Daltrozo/Secom

>>> Confira mais imagens na Galeria de Fotos

O estudo do BRDE foi aprovado, e os membros do Codesul determinaram que seja constituído um grupo de negociação, também coordenado pelo BRDE, para agendar reuniões com órgãos do governo federal, como o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Planejamento, a Casa Civil e o Ministério da Fazenda. “Essa visão de planejamento integrado é de grande importância, e o Codesul dará todo o apoio aos encaminhamentos necessários”, afirmou o governador Raimundo Colombo.

Participarão desse grupo de negociação os secretários de Planejamento e os procuradores-gerais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O presidente do BRDE, Jorge Gomes Rosa, destacou que a proposta é recriar a Sudesul de uma “forma mais moderna, ágil e leve, usando a estrutura física, funcional e financeira do BRDE e das secretarias de Planejamento dos três Estados”. A antiga Sudesul foi extinta na década de 1990.

“O objetivo é suprir nossa região de uma estrutura financeira voltada para projetos de infraestrutura, uma vez que os três Estados carecem muito disso e os fundos constitucionais da União contemplam 22 Estados, deixando cinco de fora, entre eles os três da região Sul. Então é uma maneira que o Codesul está encontrando de fazer um pouco de justiça ao nosso sacrifício como Estados que repassam mais recursos para a União e têm as menores contemplações de recursos federais”, explicou o presidente do BRDE.

Ele acrescenta que, embora seja membro do Codesul, o Mato Grosso do Sul não participaria da Sudesul, pois já é contemplado pelos fundos constitucionais da União.

 >>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Fronteiras

Os membros do Codesul também assinaram moção de apoio ao trabalho feito pela Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF) e pelos Núcleos de Fronteira dos Estados na elaboração dos seus planos de desenvolvimento, por compreenderem que os esforços na área de segurança são imprescindíveis, mas são necessárias ações complementares voltadas para o desenvolvimento sustentável e integrado nos territórios de fronteira. Por meio do documento assinado nesta quarta, o Codesul pede à presidência que determine os esforços necessários.

O Codesul 

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Codesul. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país. O exercício da presidência do conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um secretário executivo, nomeado pelo governador-presidente, e por quatro secretários assistentes, além de corpo técnico e administrativo.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support